Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Notícias sobre o Haiti

Leia a cobertura completa do trabalho do UNICEF no Haiti no site da sede desta organização. Disponível em inglês, francês e espanhol.

Ou visite o site do UNICEF no Haiti (em francês): http://www.unicef.org/haiti

 

Haiti um ano depois: aniversário do terremoto destaca a necessidade de se estabelecer sistemas básicos que beneficiem as crianças
Genebra/Porto Príncipe, 11 de janeiro – Um ano após o devastador terremoto de 12 de janeiro que abalou a sua já frágil vida, os quatro milhões de crianças do Haiti continuam sofrendo desigualdades, afirma o UNICEF.

Seis meses após o terremoto: riscos, ajuda e oportunidades para as crianças do Haiti
Porto Príncipe/Nova Iorque, 12 de julho – Seis meses após o mais violento terremoto que atingiu o Haiti nos últimos 200 anos, os desafios para satisfazer as necessidades de mais de 800 mil crianças afetadas e suas famílias permanecem imensos.

Após o terremoto de janeiro, ação humanitária no Haiti evita uma crise pior para as crianças, mas ainda há muito a ser feito
Porto Príncipe, 13 de abril – O UNICEF divulgou seu resumo de atividades no Haiti, pós-terremoto, no qual relata que a resposta humanitária sem precedentes evitou uma crise ainda pior para as crianças – mas alerta que ainda há muito a ser feito.

Criando um Haiti para as crianças, três meses depois do terremoto
Porto Príncipe, 9 de abril – Enquanto o Haiti avança lentamente após o terremoto de 12 de janeiro, o UNICEF prepara um balanço abrangente dos esforços humanitários feitos para as crianças haitianas.

Três meses após o terremoto, mais crianças têm a chance de voltar às aulas no Haiti
Porto Príncipe, 5 de abril – Menos de três meses depois que um terremoto devastador sacudiu o Haiti, muitas crianças na capital haitiana regressam hoje à escola. O governo também anunciou que o ano letivo em curso se estenderá até agosto.

O escritório do UNICEF no Brasil encerra nesta quinta-feira sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti
Brasília, 1° de abril – O UNICEF agradece a todas as pessoas, empresas e instituições que contribuíram para que pudéssemos levar ajuda humanitária a todas as vítimas do terremoto no Haiti, principalmente as crianças.

Um Haiti para suas crianças e seus adolescentes
Nova Iorque, 30 de março – Save the Children, Aldeias Infantis SOS, Plan, Visão Mundial, Oxfam e UNICEF salientaram hoje a importância de garantir que crianças, adolescentes e suas famílias estejam no centro de todos os esforços de reconstrução do Haiti.

Após o terremoto, protegendo mulheres e meninas haitianas contra a violência
Anse-à-Pitre, 29 de março – Os efeitos do terremoto que atingiu o Haiti há cerca de dois meses e meio repercutiram em todo o país. Os progressos alcançados na tentativa de resolver as questões de direitos humanos parecem uma memória distante.

Resgatada por um vizinho, adolescente haitiana sonha com a normalidade
Porto Príncipe, 29 de março – Quando a terra começou a tremer, em 12 de janeiro, Rachel correu para fora do apartamento. Estava a poucos passos da rua, quando ouviu os gritos da vizinha. Instintivamente, virou-se e correu de volta para dentro do prédio.

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton elogia resposta à crise da ONU e do UNICEF no Haiti
Porto Príncipe, 25 de março – Durante uma visita ao Haiti, na última terça-feira, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti, elogiou as Nações Unidas por sua resposta ao devastador terremoto de 12 de janeiro.

Semana Mundial da Água: reconstruindo instalações sanitárias no Haiti
Porto Príncipe, 24 de março – Não sobrou nenhum encanamento debaixo de Porto Príncipe, após o terremoto. O UNICEF está trabalhando juntamente com outras 50 organizações para levar água, saneamento e higiene à população do Haiti.

Concerto de Lang Lang no Carnegie Hall para ajudar as ações do UNICEF no Haiti
Nova Iorque, 23 de março – O famoso pianista Lang Lang, Embaixador do UNICEF, fez uma apresentação especial beneficente no Carnegie Hall, em Nova Iorque, na noite de domingo 21 de março, para ajudar as ações humanitárias do UNICEF no Haiti.

Tecnologia ajudando crianças em emergências
Nova Iorque, 17 de março – Enquanto a comunidade internacional trabalha para aliviar o sofrimento dos dois países, sobreviventes do terremoto no Haiti e no Chile aproveitam o poder da tecnologia para buscar assistência para si e para suas comunidades.

Tendas-escolas fornecem um refúgio para as crianças afetadas pelo terremoto no Haiti
Porto Príncipe, 15 de março – Na capital devastada do Haiti e em seus arredores, tendas-escolas estão sendo abertas, com o apoio do UNICEF, para as crianças afetadas pelo terremoto de 12 de janeiro.

Após o terremoto, Haiti prepara-se para temporada de tempestades
Nova Iorque, 10 de março – Enquanto o Haiti começa a sair dos escombros do terremoto de janeiro, o UNICEF e seus parceiros no local estão se preparando para enfrentar um outro desafio: a estação das chuvas.

UNICEF mantém o foco nas crianças para a recuperação e o desenvolvimento do Haiti
Porto Príncipe, 10 de março – Oito semanas após o terremoto do Haiti, que afetou mais de um milhão de crianças, o UNICEF está trabalhando com parceiros para ajudar as crianças pequenas que vivem em assentamentos temporários.

Movimento Global pela Criança divulga documento Um Haiti para as Crianças e os Adolescentes
Brasília, 9 de março – Um Haiti para as Crianças e os Adolescentes propõe uma ação coletiva que possa fortalecer a estrutura social, respeitando a cultura e a história do país.

Protegendo mães que vivem com HIV e suas crianças depois do terremoto no Haiti
Porto Príncipe, 2 de março – Jeanne (nome fictício) é HIV positivo e está grávida de seis meses. Mora em uma tenda em Porto Príncipe, Haiti. O UNICEF está trabalhando para assegurar que haitianos que vivem com HIV/aids sigam recebendo tratamento médico.

Ainda há muito a ser feito para ajudar as crianças no Haiti
Porto Príncipe, 26 de fevereiro – Seis semanas após o grande terremoto que devastou parte do Haiti, o UNICEF está reforçando suas ações em prol das crianças, segundo Hilde Johnson, uma dos diretores executivos adjuntos da organização.

Um comprometimento em longo prazo com as crianças afetadas pelo terremoto no Haiti
Porto Príncipe, 25 de fevereiro – Ainda que o Haiti possa aparecer e desaparecer dos noticiários, o UNICEF e seus parceiros têm um compromisso de longo prazo com o país.

Jovens ajudam a oferecer saneamento básico no Haiti
Porto Príncipe, 22 de fevereiro – As condições de saneamento estão entre as maiores preocupações no Haiti. O UNICEF estima que 1,1 milhão de pessoas desabrigadas necessitam de sanitários emergenciais.

Tendas do Bebê oferecem às mães haitianas um espaço seguro para amamentar
Porto Príncipe, 18 de fevereiro – Em meio a prédios destruídos e assentamentos temporários de Porto Príncipe, 12 tendas especiais foram montadas para oferecer às mães e seus bebês um lugar seguro e calmo para o aleitamento materno.

Tendas e kits educacionais ajudam no recomeço das aulas no Haiti
Porto Príncipe, 18 de fevereiro – O UNICEF, juntamente com o Ministério da Educação haitiano, está montando 150 tendas que servirão de escolas temporárias para as crianças. O objetivo é que todas as crianças voltem às aulas até abril.

UNICEF leva mais apoio e proteção às crianças vítimas do terremoto no Haiti
Porto Príncipe, 17 de fevereiro – Conheça as ações realizadas pelo UNICEF e seus parcerios para garantir os direitos de meninas e meninos haitianos.

Voluntários dão apoio psicossocial a crianças vítimas do terremoto
Santo Domingo, 11 de fevereiro – Em cada hospital, em cada tenda, encontram-se meninas e meninos haitianos com membros quebrados e, até mesmo, amputados, deitados em colchões incapazes de brincar.

UNICEF garante água, alimentação, abrigo e educação a crianças desabrigadas no Haiti
Porto Príncipe, 10 de fevereiro – Passado um mês em que um terremoto de grandes proporções devastou o Haiti, o UNICEF segue ampliando sua atuação no país. Mais de 780 mil pessoas desabrigadas estão tendo acesso à água potável.

UNICEF lança no Brasil campanha “Eu, você e o UNICEF: juntos pelas crianças do Haiti”
Brasília, 10 de fevereiro – O UNICEF lança a campanha “Eu, você e o UNICEF: juntos pelas crianças do Haiti” para levar mais apoio e proteção às crianças vítimas do terremoto que assolou o país.

UNICEF e parceiros levam suprimentos às crianças mais vulneráveis do Haiti
Porto Príncipe, 9 de Fevereiro – Quatro semanas após o terremoto que devastou Porto Príncipe e outras cidades do Haiti, o Aeroporto Internacional de Toussaint Louverture não para.

UNICEF amplia esforços para alcançar cada criança haitiana que precisa de ajuda
Porto Príncipe, 9 de fevereiro – Na semana passada, num dia quente e empoeirado da capital haitiana, o novo Centro de Logística do UNICEF estava agitado.Cinquenta pessoas carregavam caminhões com kits de higiene para envio imediato às comunidades.

Diretora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, visita Porto Príncipe
Porto Príncipe, 4 de fevereiro – A Diretora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, visitou a capital do Haiti, Porto Príncipe, devastada pelo terremoto de 12 de janeiro.

UNICEF e parceiros aumentam o acesso à água potável na zona do terremoto haitiano
Porto Príncipe, 3 de fevereiro – O UNICEF e seus parceiros estão distribuindo mais de 2,6 milhões de litros de água potável por dia para mais de meio milhão de pessoas na capital haitiana, Porto Príncipe, e nas cidades de Leogane e Jacmel.

UNICEF e parceiros iniciam campanha de vacinação na zona do terremoto no Haiti
Porto Príncipe, 3 de fevereiro – O UNICEF e seus parceiros iniciaram uma campanha de vacinação em massa nas áreas afetadas pelo terremoto do dia 12 de janeiro. A campanha visa às crianças menores de 7 anos e aos seus cuidadores.

Diretora Executiva do UNICEF em visita ao Haiti
Nova Iorque, 3 de fevereiro – A Diretora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, está partindo hoje para a República Dominicana, a primeira parada em seu caminho para visitar o Haiti, onde o UNICEF inicia campanha de vacinação em massa para 500 mil crianças.

Celebridades que apoiam o UNICEF ajudam a manter a atenção do público voltada para as necessidades das crianças no Haiti
Nova Iorque, 2 de fevereiro – Ishmael Beah, ex-criança-soldado e autor do best-seller Muito longe de casa, é o mais recente aliado do UNICEF a juntar sua voz ao apelo mundial por doações para ajudar as crianças no Haiti, depois do terremoto.

Um dia na vida dos funcionários do UNICEF no Haiti
Porto Príncipe, 1º de fevereiro – O UNICEF está presente no Haiti desde 1949. O terremoto que atingiu o país em 12 de janeiro afetou significativamente a capacidade da agência em dar respostas, mas a equipe tem se adaptado às condições adversas no local.

Ações do UNICEF no Haiti ajudam a garantir os direitos das crianças
Brasília, 31 de janeiro – O UNICEF está trabalhando no Haiti, juntamente com sua rede de parceiros – que inclui o governo haitiano, outras agências da ONU e organizações não governamentais –, para garantir que cada criança tenha seus direitos assegurados.

Ajudando órfãos e crianças separadas no Haiti a encontrar suas famílias
Porto Príncipe, 29 de janeiro – O UNICEF realizou avaliações em mais de 60 orfanatos por toda a capital devastada, Porto Príncipe. Equipes móveis identificam e registram crianças que ficaram órfãs ou estão separadas de suas famílias pelo terremoto.

Retorno do Haiti: Funcionária do UNICEF reflete sobre as emergências das crianças
Cidade do Panamá, 28 de janeiro – Após uma semana em Porto Príncipe, nos primeiros dias após o terremoto, era hora de voltar para casa. Entrar na cidade foi uma situação aflitiva, sair foi tão estressante quanto.

UNICEF supera desafios logísticos para ajudar centenas de milhares de haitianos
Nova Iorque, 28 de janeiro – Mais de duas semanas após o terremoto atingir o Haiti, a ajuda de emergência do UNICEF está chegando a centenas de milhares de sobreviventes. Até ontem, 13 aviões levaram suprimentos de saúde, nutrição e água e saneamento.

Operação humanitária do UNICEF no Haiti concentra sua atenção nas crianças desacompanhadas
Nova Iorque, 27 de janeiro – Assistência a crianças desacompanhadas, que perderam suas famílias ou foram separadas delas, é um foco das operações humanitárias do UNICEF no Haiti, após o terremoto que atingiu o país no último dia 12 de janeiro.

UNICEF e parceiros fornecem água potável para crianças e famílias haitianas
Porto Príncipe, 26 de janeiro – Duas semanas após o terremoto que devastou o Haiti, o UNICEF continua chegando às crianças, com ajuda que salva vidas. Agora está fornecendo água potável para 235 mil pessoas em hospitais e pontos de distribuição.

UNICEF e voluntários haitianos trabalhando juntos para proteger as crianças em risco
Porto Príncipe, 25 de janeiro – Enquanto líderes mundiais discutem a reconstrução do Haiti, o UNICEF e seus parceiros no local da tragédia estão chegando às crianças com ajuda humanitária e proteção.

Resposta do UNICEF à crise no Haiti continua
Nova Iorque, 24 de janeiro – A ajuda está chegando a crianças no Haiti, mas desafios continuam. Muitos dos piores efeitos da tragédia – como o impacto na saúde e segurança das crianças – agravam-se pelo histórico de pobreza e instabilidade do país.

Teleton da MTV atrai esforços de celebridades para apoiar o UNICEF e parceiros
Nova Iorque, 22 de janeiro – O concerto global "Hope for Haiti Now" contará com mais de 100 artistas, dos quais muitos têm mostrado um compromisso de longo prazo no apoio às atividades de emergência do UNICEF.

A história de Sebastien: A fala de jovem sobrevivente do terremoto no Haiti
Nova Iorque, 21 de janeiro – O terremoto no Haiti extinguiu o sustento de centenas de milhares de pessoas em todas as classes sociais. Sebastien Delatour, 14 anos, sente-se mais afortunado do que os outros, mesmo que sua família tenha sofrido perdas.

Crianças e adolescentes feridos no terremoto cruzam fronteira dominicana para tratamento
Santo Domingo, 21 de janeiro – Nove dias após o terremoto que devastou o Haiti, sobreviventes feridos – incluindo muitas crianças com lesões por esmagamento e trauma – atravessaram a fronteira para a República Dominicana em busca de atendimento médico.

Doadores de todo o mundo apoiam as ações de emergência do UNICEF e seus parceiros no Haiti
Nova Iorque/Brasília, 21 de janeiro – O apoio de governos, empresas e doadores individuais é fundamental para as ações de socorro emergencial realizadas pelo UNICEF e outras organizações nas áreas devastadas pelo terremoto do dia 12 de janeiro.

Entrega de suprimentos e proteção das crianças na zona do terremoto no Haiti
Nova Iorque, 20 de janeiro – Um forte tremor atingiu o Haiti esta manhã, aumentando o estresse de crianças e famílias afetadas pelo terremoto de 12 de janeiro, mas aparentemente causando poucos danos. Operações de socorro estão em curso.

UNICEF preocupa-se com a segurança das crianças mais vulneráveis do Haiti
Nova Iorque, 20 de janeiro – O terremoto que assolou o Haiti há uma semana deixou muitos milhares de crianças órfãs, perdidas ou separadas de suas famílias. Essas crianças estão vulneráveis ao abuso e à exploração.

Declaração da Diretora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, sobre a situação das crianças no Haiti
Nova Iorque, 19 de janeiro – Nós estamos extremamente preocupados com a situação das crianças no Haiti, muitas das quais se encontram separadas de seus pais e cuidadores.

Suprimentos e proteção para as crianças desacompanhadas no Haiti
Porto Príncipe, 19 de janeiro – Uma semana se passou desde que um terremoto transformou o que já era uma parte extremamente pobre do mundo em uma emergência humanitária. Uma corrida contra o tempo para trazer alívio para o povo do Haiti continua.

Esforços para ajuda humanitária no Haiti continuam
Nova Iorque, 18 de janeiro – O Secretário-Geral da ONU e outros assessores das Nações Unidas visitaram, ontem, as áreas atingidas de Porto Príncipe, em meio ao esforço internacional para ajudar 3 milhões de pessoas – provavelmente metade delas, crianças.

UNICEF envia suprimentos para garantir saúde, segurança e proteção para as crianças no Haiti
Nova Iorque/Brasília, 17 de janeiro – Para ajudar a garantir os diretos das crianças no Haiti – onde quase a metade da população tem menos de 18 anos –, o UNICEF está enviando suprimentos para a área atingida pelo terremoto o mais rápido possível.

Novo carregamento com ajuda de emergência e especialistas do UNICEF chegam a Porto Príncipe
Nova Iorque, 16 de janeiro – Outro avião com ajuda de emergência do UNICEF aterrissou no Haiti, com água e material de saneamento. A carga continha ainda sais de reidratação oral. Nesse mesmo voo, viajaram também dois especialistas em água e saneamento.

ONU lança apelo por 562 milhões de dólares para ajudar vítimas do terremoto no Haiti
Nova Iorque, 16 de janeiro – O UNICEF aderiu ao apelo da ONU para arrecadar US$ 562 milhões para ajudar o Haiti. Como quase metade da população do país tem menos de 18 anos, o UNICEF busca pelo menos US$ 120 milhões para sua ação de ajuda humanitária.

Uma pequena cidade da República Dominicana converte-se na porta de entrada para a ajuda humanitária no Haiti
Jimani, 15 de janeiro – Jimani é uma cidade pequena, que, desde que aconteceu o terremoto, se converteu no ponto de entrada para o socorro e um refúgio seguro para aqueles haitianos que foram capazes de cruzar a fronteira.

UNICEF preparado para assistir vítimas do terremoto no Haiti
Nova Iorque/Panamá/Brasília, 15 de janeiro – Apesar dos elevados danos sofridos em suas instalações em Porto Príncipe, a resposta humanitária do UNICEF para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti foi imediata.

Nota do Sistema ONU no Brasil sobre o terremoto no Haiti
Brasília, 13 de janeiro – O Sistema ONU no Brasil lamenta profundamente a perda de vidas causada pelo terremoto que assolou o Haiti na tarde de ontem. Às famílias daqueles que perderam a vida, o Sistema ONU no Brasil envia suas mais sinceras condolências.

Declaração da Diretora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, sobre o terremoto no Haiti
Nova Iorque, 13 de janeiro – Estamos consternados em saber sobre o devastador terremoto no Haiti. Está claro que as consequências são severas e que muitas crianças estão entre as vítimas.

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children