Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Ainda há muito a ser feito para ajudar as crianças no Haiti

Porto Príncipe, 26 de fevereiro – Seis semanas após o grande terremoto que devastou parte do Haiti, o UNICEF está reforçando suas ações em prol das crianças, segundo Hilde Johnson, uma dos diretores executivos adjuntos da organização.

Johnson disse que os desafios enfrentados pelo UNICEF no Haiti foram sem precedentes, mas que todos os esforços estão sendo feitos para encontrar soluções criativas para ajudar as crianças haitianas.

Hilde Johnson fez uma visita de três dias a Porto Príncipe, durante a qual ela conferiu a ajuda humanitária que o UNICEF está prestando desde o terremoto do dia 12 de janeiro, que matou mais de 200 mil pessoas e deixou mais de 1 milhão de desabrigados. Ela também manteve conversações extensas com lideranças governamentais, representantes das Nações Unidas e outros parceiros sobre a recuperação em longo prazo e as fases de reconstrução.

"Alguns progressos foram feitos, mas é evidente que a comunidade internacional precisa concentrar ainda mais todos os seus esforços para ajudar o Haiti, especialmente as crianças", disse Johnson.

Durante sua estada, a diretora executiva adjunta do UNICEF encontrou-se, na cidade de Carrefour, com crianças em uma escola provisória recém-criada em um dos mais de 400 acampamentos para desabrigados que surgiram nas áreas afetadas pelo terremoto. O acampamento é o primeiro a ser equipado, em larga escala, com os serviços do UNICEF nas áreas de educação, proteção, saúde, água e saneamento.

"Espaços de aprendizagem como este dão às crianças que passaram por uma experiência terrível a chance de voltar à normalidade, permitindo que retomem suas atividades escolares, bem como brinquem e se divirtam", disse Hilde Johnson.

O terremoto do dia 12 de janeiro destruiu mais de 3 mil escolas em todo o país. Em resposta, o UNICEF, o Ministério da Educação e outros parceiros começaram a criar espaços de aprendizagem, sustentados pela distribuição de 600 kits "escolas em uma caixa", 1.414 kits de desenvolvimento infantil e 866 kits de recreação.

Hilde Johnson disse que o UNICEF e toda a comunidade humanitária internacional foram confrontados com uma situação complexa. "O Haiti é um desafio único – não apenas por causa de uma enorme catástrofe natural, mas por causa de seus problemas preexistentes de conflitos internos e de fragilidade institucional. Ao mesmo tempo, temos uma oportunidade única de começar de novo – uma transformação de fato – para criar um Haiti para as crianças."

O UNICEF valeu-se de sua ampla experiência para trabalhar durante e após grandes emergências, acrescentou Johnson. Ela disse que a agência está começando a desenvolver um plano de longo prazo para a reconstrução de serviços de apoio para crianças, mesmo enquanto continua a trabalhar com o governo e seus parceiros na resposta de socorro imediato.

Como ajudar
O UNICEF no Brasil está recebendo doações para as vítimas do terremoto no Haiti. As doações podem ser feitas em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Banco do Brasil; agência 3382-0; conta-corrente nº 404700-1. O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

Essa arrecadação do UNICEF no Brasil está sendo feita em articulação com as outras agências do Sistema ONU e tem como foco prestar socorro às crianças e aos adolescentes vítimas do terremoto.

O UNICEF no Brasil também está recebendo doações para o Haiti por meio de seu site seguro: doe agora!

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

 

 

 

 

Kits do UNICEF

Conheça os kits que o UNICEF distribui para que as crianças possam estudar e aprender, praticar esportes, brincar e se desenvolver, mesmo em situações de emergência.

Clique nas imagens para ampliá-las






Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children