Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Jovens ajudam a oferecer saneamento básico no Haiti

© UNICEF/NYHQ2010-0239/Noorani
Crianças lavam roupas em acampamento improvisado na cidade de Porto Príncipe.

Porto Príncipe, 22 de fevereiro – As condições de saneamento estão entre as maiores preocupações no Haiti. O UNICEF estima que 1,1 milhão de pessoas desabrigadas necessitam de sanitários emergenciais. A agência e seus parceiros planejam instalar mais de 10 mil latrinas nas próximas semanas e, outras 20 mil, dentro de 6 meses.

Para ajudar a alcançar essa meta, o UNICEF tem contado com a ajuda da ong Haitian Out-of-School Youth Livelihood Iniciative (conhecido por seu acrônimo francês, Idejen), para construir mil blocos sanitários, que incluem latrinas, chuveiros e instalações para limpeza das mãos. A Idejen foi inaugurada no Haiti, há sete anos atrás, para fornecer educação e capacitação a jovens entre 15 e 24 anos. Uma das funcionárias, Guerda Previlion, recentemente mostrou aos visitantes as novas instalações sendo construídas no acampamento para pessoas desabrigadas pelo terremoto.

“Nós cuidaremos de tudo”
“O que vocês estão vendo aqui é um bloco sanitário feito pelos jovens do Idejen”, disse Preveilion apontando para uma unidade com três latrinas, que também terão uma estação para lavar as mãos e chuveiro. “Nós cuidaremos de tudo, desde a administração do bloco sanitário e do manejo da excreção até o despejo da água usada”, explica. Previlion esclarece que o Idejen também fornecerá educação na área de higiene e saneamento nos acampamento.

A iniciativa reuniu 1,2 mil jovens participantes para construir os blocos sanitários. Fidel Frantzv, 22 anos, é um deles. Antes de entrar para o Idejen, ele tinha problemas de alfabetização e, por isso, viu suas perspectivas profissionais limitadas. Desde então, aprendeu a ler e escrever com fluência e desenvolveu importantes habilidades em matemática. Frantzy também fez crusos carpintaria, que ele está colocando em prática na confecção das latrinas.

© UNICEF/NYHQ2010-0239/Noorani
Membros do Idejen constroem sanitário para os desabrigados pelo terremoto.

A serviço da comunidade
“Eu sei que as pessoas precisam deste serviço. Este é um projeto gratificante para mim, porque nós estamos ajudando pessoas que precisam de banheiros urgentemente. Este não é o único projeto de saneamento em que estamos trabalhando. Nós também temos um grupo de jovens que limpam as ruas ao redor dos acampamentos. Eu estou tão orgulhoso de fazer parte destes esforços no Haiti – ajudar outros jovens e pessoas da comunidade”, disse Frantzy. O Idejen instalará o primeiro bloco sanitário em um acampamento na próxima semana. A unidade tem a vida média de 2 anos.

Oferecendo condições de saneamento
 “O UNICEF fornece o suporte financeiro para construir os sanitários. Da mesma forma fornecerão treinamento para equipes que trabalham com a questão”, disse Previlion. Como a estação de chuvas está próxima no Haiti, especialistas em saúde alertam sobre o alto potencial do surgimento de diarréias nos assentamentos provisórios, que estão lotados e em condições precárias de saneamento. O trabalho do Idejen é reduzir essa ameaça ajudando a fornecer condições sanitárias adequadas para crianças e famílias desalojadas pelo terremoto.

 “Nós estamos tão orgulhosos de vir com este produto. Ele é novo no Haiti e foram feitos pelos jovens,” disse o Previlion. Ela acrescentou que os esforços estão mudando a forma como as pessoas vêem os jovens, mostrando que eles têm capacidade e habilidades para fazerem as coisa certas a serviço da comunidade.

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children