Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF garante água, alimentação, abrigo e educação a crianças desabrigadas no Haiti

© UNICEF/NYHQ2010-0128/LeMoyne
Em Porto Príncipe, o amanhecer mostra um bebê e muitos outros desabrigados pelo terremoto.

Porto Príncipe, 10 de fevereiro –  Passado um mês em que um terremoto de grandes proporções devastou o Haiti, o UNICEF segue ampliando sua atuação no país. Mais de 780 mil pessoas desabrigadas, que estão vivendo em 260 assentamentos temporários de Porto Príncipe, Leogane e Jacmel, estão tendo acesso à água potável. O UNICEF e seus parceiros estão distribuindo 5 litros diários a cada pessoa. 

Além disso, o UNICEF mantém na capital haitiana 23 grande tendas, onde crianças encontram um ambiente amigável para brincar e serem atendidas e protegidas. Isso se soma aos esforços de garantir o direito de aprender de meninos e meninas do país. Muitos pais ainda estão resistentes em enviar seus filhos à escola temendo um novo tremor. O UNICEF trabalha com o governo do Haiti para encorajar as famílias para enviar seus filhos de volta às aulas, que começaram no dia 1 de fevereiro nas regiões não atingidas pelo terremoto. Em 1 de março, iniciam-se as aulas nas regiões atingidas.  
 
Assentamento provisório Campos de Marte - Em circunstâncias normais, em fevereiro comemora-se o carnaval na capital haitiana. Um dos locais onde costuma acontecer a festa é o parque Campos de Marte. Neste ano, contudo, como consequência do terremoto do dia 12 de janeiro, o parque se tornou um refúgio para cerca de 25 mil pessoas. Entre elas estão vários pequenos sobreviventes dos tremores, alguns deles nascidos após a tragédia.

Em apoio ao governo do país atingido, o UNICEF vem garantindo o fornecimento de água potável para o assentamento de Campos de Marte. A ação é resultado de um trabalho conjunto com a Diretoria Nacional de Água e Saneamento e a organização não-governamental Action Contre la Faim. Além disso, o UNICEF montou no parque uma Tenda Amiga do Bebê, para garantir atendimento integral aos recém nascidos e suas mães.

“Por favor, continue amamentando” - A Tenda Amiga do Bebê fornece alimentação adequada e apoio psicossocial às mães e às crianças desabrigadas. Quatro enfermeiras haitianas e uma assistente social identificam as gestantes e as mães que estão amamentando e as convidam para visitar a tenda, onde elas podem descansar e amamentar com tranqüilidade e privacidade, além de receberem água potável e aconselhamento de profissionais especializados.

O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, um alerta para corrigir a informação equivocada que as lactantes que sofreram uma experiência traumática não conseguem cuidar adequadamente de suas crianças.  “Eu quero que essa mensagem chegue a todas as mães de crianças pequenas no Haiti: Por favor, continuem amamentando. Isso pode salvar a vida de seu bebê”, declarou o dr. Alex Larsen, ministro da Saúde do país. “E para aqueles que estão além de nossas fronteiras e queiram ajudar, muito obrigado pela compaixão, mas, por favor, entendam que o envio de fórmulas infantis em pó para alimentação não é o que precisamos”, esclareceu.

Declaração esta complementada pela especialista em Nutrição do UNICEF, Mija Ververs: “Nossa maior prioridade é proteger, promover e apoiar as melhores práticas alimentares, com ênfase no aleitamento materno de crianças com menos de um ano de idade”.

© UNICEF/NYHQ2010-0130/LeMoyne
Uma mulher desabrigada cuida de sua filha. Em Porto Príncipe, o UNICEF e parceiros garantem alimentação adequada a crianças vítimas do terremoto.
Conselhos nutricionais e suprimentos - No contexto da resposta coordenada à crise haitiana, o UNICEF é a agência responsável por liderar o grupo de trabalho de nutrição. Entre as responsabilidades do grupo está o aconselhamento sobre alimentação infantil, a suplementação de vitamina A e o tratamento da desnutrição aguda e da desidratação causada pela diarreia. Além das atividades em Porto Príncipe, um grupo de coordenação nutricional está em fase implantação na cidade portuária de Jacmel e um outro sendo planejado para atuar em Leogane.

Enquanto isso, o UNICEF e seus parceiros continuam a distribuir suprimentos para a prevenção e o tratamento da desnutrição. Estes incluem suprimentos de nutrição suplementar, como alimentação terapêutica de uso imediato, bem como kits de cozinha, kits familiares de tratamento de água, equipamentos para levantamento das condições nutricionais e medicamentos.

Mães e crianças desabrigadas também estão recebendo suprimentos para o tratamento da diarreia, incluindo zinco, e também informações sobre a utilização de substitutos inapropriados do leite materno. Além do mais, kits de desenvolvimento da infância estão sendo distribuídos para serem utilizados por crianças a partir de seis anos de idade. Os kits contêm materiais educativos e instrumentos que estimulam a aprendizagem, recipientes de armazenagem de água e sabonetes. 

Como ajudar
O UNICEF no Brasil está recebendo doações para as vítimas do terremoto no Haiti. As doações podem ser feitas, por meio de depósito bancário, em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Banco do Brasil; agência 3382-0; conta-corrente nº 404700-1. O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

Essa arrecadação do UNICEF no Brasil está sendo feita em articulação com as outras agências do Sistema ONU e tem como foco prestar socorro às crianças e aos adolescentes vítimas do terremoto.

O UNICEF no Brasil também está recebendo doações para o Haiti por meio de seu site.

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children