Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e parceiros aumentam o acesso à água potável na zona do terremoto haitiano

© UNICEF Haiti/2010
Os trabalhadores Westerne Dumond e Dieu Maitre Joseph na frente de caminhão-pipa da Frechè Lokal, em Porto Príncipe. Uma parceria entre a companhia de água e o UNICEF está possibilitando a entrega de água potável para os haitianos afetados pelo terremoto.

Por Chris Tidey, do Comitê Canadense para o UNICEF

Porto Príncipe, 3 de fevereiro – A água potável está fluindo nas áreas atingidas pelo terremoto do Haiti. No total, o UNICEF e seus parceiros estão distribuindo mais de 2,6 milhões de litros de água potável por dia para mais de meio milhão de pessoas na capital Porto Príncipe e nas cidades de Leogane e Jacmel.

VÍDEO: Assista agora (em inglês)

Leopold Sabbat administra a Frechè Lokal, uma companhia de purificação e distribuição de água, um dos parceiros do UNICEF do setor privado em Porto Príncipe. Nos dias imediatamente após o terremoto de 12 de janeiro, Leopold Sabbat e sua empresa utilizaram sua frota de caminhões-pipa para fornecer água potável a milhares de sobreviventes.

Desde então, o UNICEF e a Frechè Lokal uniram forças para aumentar a quantidade de água tratada na fábrica da empresa e distribuída a crianças e famílias. Todos os dias, o UNICEF e a Frechè Lokal enviam pelo menos 150 caminhões, cada um contendo 5 mil litros de água, para 200 pontos de distribuição ao redor da cidade – e os parceiros estão trabalhando para aumentar a capacidade.

© UNICEF vídeo
A Especialista em Água, Saneamento e Higiene do UNICEF Silvia Gaya na fábrica da Frechè Lokal, em Porto Príncipe.

Proteger as crianças contra doenças
"Não só este tipo de parceria assegura que a água limpa chegue para aqueles que mais precisam, mas também aumenta a capacidade local e gera empregos", diz a Especialista em Água, Saneamento e Higiene do UNICEF Silvia Gaya. "À medida que continuamos a expandir o acesso à água potável, as crianças ficam menos vulneráveis a doenças fatais, como diarreia".

Em Porto Príncipe e arredores, o UNICEF está coordenando os esforços de água e saneamento de todos os parceiros – incluindo organizações não governamentais, o governo e empresas como a Frechè Lokal.

O acesso à água e ao saneamento é especialmente importante para garantir a saúde das famílias deslocadas que vivem nas centenas de assentamentos improvisados que surgiram nas áreas afetadas pelo terremoto.

Trabalho a ser feito
Enquanto isso, em um assentamento provisório na cidade de Carrefour – perto do local do epicentro do terremoto –, o UNICEF e seus parceiros estão fornecendo água e saneamento para milhares de pessoas desabrigadas pelo desastre.

No entanto, há muito mais trabalho a ser feito. Não muito longe de Carrefour, na aldeia Gaston Magon, há um acampamento onde quase 4 mil pessoas precisam de uma fonte segura de água potável. Ali, muitas crianças e famílias estão coletando água para beber e cozinhar de um pequeno riacho que tem sedimentos e resíduos, expondo-os a doenças transmitidas pela água.

A cada novo dia, no entanto, o UNICEF e seus parceiros de água e saneamento estão alcançando milhares de sobreviventes do terremoto a mais – com o objetivo de fornecer água potável a todos aqueles que continuam vulneráveis no Haiti.

Como ajudar
O UNICEF no Brasil está recebendo doações para as vítimas do terremoto no Haiti. As doações podem ser feitas em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Banco do Brasil; agência 3382-0; conta-corrente nº 404700-1. O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

Essa arrecadação do UNICEF no Brasil está sendo feita em articulação com as outras agências do Sistema ONU e tem como foco prestar socorro às crianças e aos adolescentes vítimas do terremoto.

O UNICEF no Brasil também está recebendo doações para o Haiti por meio de seu site seguro: doe agora!

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children