Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Ações do UNICEF no Haiti ajudam a garantir os direitos das crianças

Brasília, 31 de janeiro – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está trabalhando no Haiti, juntamente com sua rede de parceiros – que inclui o governo haitiano, outras agências das Nações Unidas e organizações não governamentais –, para garantir que cada criança tenha seus direitos assegurados.

Para gerir as atividades de assistência humanitária de emergência no Haiti, a ONU e outras entidades internacionais estão organizadas em 13 diferentes unidades de ação, chamadas de clusters, cada unidade liderada por uma organização. São elas: Abrigo (International Organization For Migration), Saúde (Organização Mundial da Saúde), Logística (Programa Mundial de Alimentos), Telecomunicações de Emergência (Programa Mundial de Alimentos), Pronta Recuperação (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Agricultura (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), Proteção (Agência das Nações Unidas para os Refugiados), além das unidades lideradas pelo UNICEF: Água e Saneamento, Nutrição, Educação e a coordenação de Proteção à Infância (dentro do contexto do cluster de Proteção). Há também uma unidade de Coordenação Logística, em Santo Domingo (República Dominicana).

Saiba o que o UNICEF está fazendo no Haiti:

Proteção à Infância

  • As crianças separadas de suas famílias são um grande desafio humanitário. Há o temor de que a situação favoreça o tráfico de crianças haitianas. Existem relatos de crianças levadas ilegalmente do país. O primeiro passo é buscar os pais e familiares. Para isso, o UNICEF implementou no país um sistema que busca localizar pais e familiares de crianças que estão desacompanhadas. Esse processo inclui o abrigamento dessas crianças, onde elas recebem alimentação, proteção e apoio psicossocial até que os seus familiares sejam encontrados. A adoção não deve ser o primeiro passo.
  • O UNICEF está trabalhando com o governo haitiano para apoiar as unidades de proteção à infância do Ministério do Desenvolvimento Social a monitorar o movimento de saída de crianças no aeroporto de Porto Príncipe e nas zonas fronteiriças.
  • Ao todo, 29 organizações, incluindo o UNICEF, estão compartilhando informações e recursos para proteger as crianças no Haiti. Com a ajuda das forças de paz da ONU, os hospitais têm sido visitados para assegurar-se que os procedimentos de retirada de pacientes menores de 18 anos estão estabelecidos e sendo cumpridos para evitar o tráfico de crianças e adolescentes. As crianças desacompanhadas encontradas são enviadas para centros de acolhimentos.

Saúde

  • Em duas semanas, o UNICEF e o Ministério da Saúde do Haiti realizarão uma campanha de vacinação de urgência contra o sarampo, a difteria e o tétano, que imunizará mais de 600 mil crianças menores de 5 anos.

Água e Saneamento

  • Em Porto Príncipe, o UNICEF está provendo água potável para 235 mil pessoas. O fornecimento de água está sendo ampliado de maneira significativa e atende regularmente hospitais e centros comunitários de distribuição espalhados pela cidade. O objetivo é atender 500 mil pessoas nos próximos dias.

Nutrição

  • O UNICEF está concluindo uma parceria com a organização Action Contre la Faim para garantir alimentação apropriada para 18 mil crianças com menos de 5 anos de idade.
  • Em parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, já foram distribuídas mais de 25 mil refeições.

Educação

  • Em cooperação com o Ministério da Educação do Haiti, o UNICEF está fazendo um levantamento da situação das escolas nas áreas atingidas pelo terremoto e de quantos professores morreram vítimas da tragédia. Essa ação inclui o treinamento de 150 inspetores que vão fazer esses levantamentos. Uma análise prévia estima que 90% das escolas de Porto Príncipe foram total ou parcialmente destruídas pelo terremoto.
  • O UNICEF e a Save The Children estão distribuindo kits de recreação como parte da estratégia de apoio psicológico e social às crianças haitianas.

O UNICEF está divulgando diariamente notícias sobre sua ação no Haiti aqui neste site e no twitter (www.twitter.com/unicefbrasil).

Doações
O UNICEF está empreendendo um esforço em todo o mundo para arrecadar cerca de U$ 120 milhões, que serão utilizados nas ações humanitárias com foco nas crianças e adolescentes do Haiti.

Para doar no Brasil, os dados bancários são:
Banco do Brasil; agência 3382-0; conta-corrente nº 404700-1. O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

Doações também podem ser feitas pelo site seguro do UNICEF.

Mais informações pelo telefone 0800 601 8407.

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children