Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Nota de pesar pelo falecimento de Neide Castanha

Brasília, 27 de janeiro – É com grande consternação que o escritório do UNICEF no Brasil recebeu a notícia do falecimento de Neide Castanha, uma referência no Brasil e no exterior na luta contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Seu trabalho ultrapassou os limites acadêmicos da Assistência Social e alcançou toda a sociedade ao chamar atenção pública para a situação da criança explorada sexualmente.

Militante desde antes da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, Neide esteve a frente, nestes últimos 20 anos, das muitas batalhas sociais pelos direitos da infância neste país. Como exemplo, destaca-se a sua liderança na Comissão Mista de Inquérito Parlamentar de 2003/2004 que investigou as redes de exploração e abuso sexual de crianças; na articulação nacional para criação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, (2000); e, mais recentemente, na aprovação no Congresso Nacional de leis de combate aos crimes sexuais contra criança. Em todos esses momentos, ela foi uma grande articuladora social na luta contra a impunidade.

Neide Castanha nos deixa, mas a sua atuação em prol das crianças ficará como exemplo e inspiração para cada um de nós. O UNICEF no Brasil tem muito orgulho da parceria que teve com essa ativista - iniciada nos anos 1990 - por meio do CECRIA, organização onde ela foi secretária executiva e pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que o UNICEF ajudou a criar em 2002. Em 2008 uma agenda internacional marcou mais uma vez nosso trabalho em conjunto. O III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, do qual ela foi uma das principais promotoras, advogando dentro das articulações internacionais.

Todos nós do UNICEF nos solidarizamos com os familiares, amigos e colegas desta grande ativista, mulher, mãe e parceira, neste momento tão doloroso para todos nós.

Marie-Pierre Poirier
Representante do UNICEF no Brasil

 

 
unite for children