Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF envia suprimentos para garantir saúde, segurança e proteção para as crianças no Haiti

UNICEF no Brasil recebe doações para prestar socorro às crianças e aos adolescentes afetados pela tragédia

© UNICEF/NYHQ2010-0009/Amézquita
No aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, trabalhadores abastecem avião de carga com suprimentos do UNICEF, que serão enviados para Porto Príncipe, para ajudar os sobreviventes do terremoto no Haiti.

Nova Iorque/Brasília, 17 de janeiro – Para ajudar a garantir os diretos das crianças no Haiti – onde quase a metade da população tem menos de 18 anos –, o UNICEF está enviando suprimentos para a área atingida pelo terremoto com urgência. Além do que já se encontra no país, mais ajuda está sendo encaminhada dos estoques pré-posicionados do Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, localizado no Panamá.

Cinco dias depois do terremoto que atingiu a capital Porto Príncipe e outras áreas densamente povoadas do Haiti, o UNICEF e seus parceiros estão intensificando as operações de emergência para garantir a saúde, a segurança e a proteção das crianças em situação de risco. A maior preocupação reside nas crianças que foram separadas de suas famílias e que podem se encontrar sem abrigo, alimentação, água e outras necessidades básicas.

Foco no fornecimento de água e no saneamento
Devido ao fato de as crianças serem particularmente suscetíveis às doenças relacionadas à diarreia, elas necessitam, de forma imediata, de acesso à água potável e a condições apropriadas de saneamento. “Nosso principal foco, em termos de suprimento, é oferecer água e saneamento”, disse Robin Nandy, Conselheiro Sênior de Saúde Emergencial do UNICEF.

Segundo o especialista, “devido à falta de saneamento nas comunidades atingidas pelo terremoto, existe um grande risco do crescimento de doenças transmissíveis, como diarreia e sarampo. Isso pode causar um expressivo aumento nos casos das enfermidades e de óbitos, principalmente, entre mulheres e crianças”.

Chegam suprimentos e especialistas
Como parte dos esforços para impedir uma segunda onda de mortes no Haiti, um avião de carga da DHL, pousou, neste domingo, em Porto Príncipe, carregado de suprimentos do UNICEF para reforçar as ações de água e saneamento. Esse foi o segundo carregamento do tipo em menos 24 horas.

Tanques e pastilhas purificadoras de água foram descarregados e estão sendo distribuídos pelos parceiros do UNICEF no país caribenho. Também chegaram ao Haiti sais de reidratação oral, importantes no tratamento da diarreia. Além disso, dois especialistas em água e saneamento do UNICEF já estão na capital haitiana.

Da mesma forma, 5 mil litros de água potável e outros 2,5 mil kits de cozinha chegaram às famílias atingidas da cidade costeira de Jacmel. Os suprimentos foram entregues em coordenação com o Programa Mundial de Alimentos, das Nações Unidas.

Hoje o UNICEF e seus parceiros começam a distribuir 26 reservatórios de água entre as áreas mais afetadas. As principais empresas de fornecimento de água fornecerão caminhões pipa para abastecer os tanques, que comportam entre 5 mil e 10 mil litros de água cada.

Mais ajuda a caminho
Dois aviões lotados de suprimentos do UNICEF para o Haiti chegaram a Santo Domingo, capital da República Dominicana, neste fim de semana. As aeronaves estavam carregadas de medicamentos, abrigos e outros itens de primeira necessidade.

O supervisor de armazenamento do UNICEF, Christian Deboux, foi enviado em um voo da British Airways, juntamente com 40 toneladas de suprimentos humanitários vindos da Divisão de Suprimentos do UNICEF, em Copenhague, Dinamarca. “Temos kits de emergência e de primeiros socorros e muitas barracas para abrigos provisórios”, explicou Deboux.

Solidariedade internacional
Para superar o grande desafio de se reconstrução do Haiti, o UNICEF pretende arrecadar US$ 120 milhões para financiar suas ações no país nos próximos seis meses. Esse esforço é parte de um esforço coordenado ainda maior das agências do Sistema das Nações Unidas, que busca levantar US$ 562 milhões para financiar a assistência humanitária e a reconstrução do país.

O UNICEF no Brasil soma-se à corrente humanitária para ajudar o Haiti. Felizmente, existem muitos funcionários naquele país que, com grande competência, já estão trabalhando pelas crianças haitianas. O UNICEF está presente no Haiti, por meio de seu escritório na capital Porto Príncipe, e conhece profundamente a realidade daquele país. Por isso, neste momento, torna-se imperioso a organização e articulação do trabalho entre as agências das Nações Unidas, o governo haitiano e outros governos envolvidos e as ONGs, para que toda ajuda possa ser a mais eficaz possível.

Como ajudar
O UNICEF no Brasil está recebendo doações para as vítimas do terremoto no Haiti. As doações podem ser feitas em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Banco do Brasil; agência 3382-0; conta-corrente nº 404700-1. O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

Essa arrecadação do UNICEF no Brasil está sendo feita em articulação com as outras agências do Sistema ONU e tem como foco prestar socorro às crianças e aos adolescentes vítimas do terremoto.

Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Pedro Ivo Alcantara – E-mail: pialcantara@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1983
Letícia Sobreira – E-mail: lsobreira@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1917
Alexandre Magno de Amorim – E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1947
Estela Caparelli – E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1963

 

 

 

 

Doações para o Haiti

O escritório do UNICEF no Brasil encerrou, no último dia 1° de abril, sua campanha de arrecadação de recursos para o Haiti.

Caso queira ajudar a garantir os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, saiba como contribuir com nossos programas.
unite for children