Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes de 44 países vão se reunir em Copenhague para discutir a mudança climática

Ândria Farias, 15 anos, e Matheus Silva, 14 anos, vão representar o Brasil no Fórum Crianças e Clima

© UNICEF/BRZ/Adriana Negry
Ândria e Matheus encontram-se com Rangel Mohedano, coordenador do programa Juventude e Meio Ambiente da Coordenação-Geral de Educação Ambiental da Secad/MEC. Para Matheus, "educação ambiental precisa ser feita para pessoas e não para indústrias e coisas”.

Nova Iorque/Brasília,
26 de novembro – Entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, 160 adolescentes, com idades que variam de 14 a 17 anos, provenientes de 44 países vão participar em Copenhague, capital da Dinamarca, do Fórum Crianças e Clima. O Brasil será representado por Ândria Farias, 15 anos, da cidade de Prainha, no Pará, e Matheus Silva, 14 anos, de Rio Branco, no Acre.

O Fórum, organizado pelo UNICEF e pela cidade de Copenhague, será realizado na semana que antecede as negociações intergovernamentais sobre mudança climática (COP15), em dezembro em Copenhague. Durante o Fórum, os adolescentes delegados vão participar de discussões sobre o impacto da mudança climática nas crianças e como meninos e meninas podem tomar parte nos esforços globais para impedir as alterações climáticas. Também vão elaborar uma declaração que será apresentada ao Presidente da COP15 na sessão de encerramento do Fórum. Os adolescentes vão aprender e discutir como participar como jovens embaixadores do clima em nível local e nacional, quando retornarem aos seus respectivos países. Um pequeno grupo de delegados também participará da primeira semana da COP15.

O objetivo do Fórum Crianças e Clima é dar, aos adolescentes, voz no debate sobre a mudança climática global e uma chance de influenciar o importante acordo que será fechado na COP15. As crianças de hoje vão sofrer as consequências da mudança climática, graças ao infeliz legado dos mais velhos. No entanto, crianças e jovens também podem contribuir na luta contra essa mudança. Tal como referido no artigo 12 da Convenção sobre os Direitos da Criança, toda criança tem o direito de se expressar e ser ouvida sobre questões que afetam sua vida.

Crianças dos seguintes países vão participar:
África do Sul, Alemanha, Andorra, Bangladesh, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Groenlândia, Haiti, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Malaui, Maldivas, Marrocos, Mongólia, Nepal, Nigéria, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Quênia, Quiribati, Reino Unido, Rússia, Senegal, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Turquia, Vietnã e Zâmbia.

Agenda
O quê: Fórum Crianças e Clima
Quem: 160 crianças, entre 14 e 17 anos de idade, provenientes de 44 países
Quando: De 28 de novembro a 4 de dezembro de 2009
Onde: Prefeitura de Copenhague

Mais informações:
Karin Aaen, UNICEF na Dinamarca
Telefone: + 45 2539 6099
E-mail: kaaen@unicef.dk
Kate Donovan, UNICEF em Nova Iorque
Telefone: + 1 212 326 7452
E-mail: kdonovan@unicef.org

Visite o site do Fórum (em inglês): www.childrensclimateforum.org

 

 
unite for children