Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF premia excelência na transmissão de rádio e TV para crianças

Rádio Justiça do Brasil é a grande vencedora na categoria Rádio

Nova Iorque, 11 de novembro – O UNICEF deu as boas-vindas aos representantes das 12 emissoras vencedoras regionais do Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB) 2009. Eles estão em Nova Iorque esta semana para celebrar seu trabalho, participar de um seminário sobre a radiodifusão para as crianças e mídia jovem e assistir à cerimônia de premiação.

Os prêmios anuais são dados às emissoras que apoiam o ICDB, um dia reservado, a cada ano, para incentivar a participação de crianças e adolescentes na programação de rádio e televisão. O ICDB 2009 foi realizado em 1º de março deste ano, com o tema: "Todos juntos pelas crianças: Sintonize na infância!".

Prêmio ICDB de Rádio
A Rádio Justiça do Brasil, emissora do Supremo Tribunal Federal brasileiro, ganhou o Prêmio Global ICDB de Rádio, por suas 24 horas de transmissão envolvendo crianças de comunidades populares e escolas públicas de Brasília. Meninas e meninos produziram e apresentaram entrevistas, notícias, programação musical e radionovelas, em um esforço para promover a paz. A coordenadora da Rádio Justiça, Madeleine Lacsko, disse que o prêmio do UNICEF abrirá as portas para outros projetos com e para as crianças brasileiras.

Prêmio ICDB de Televisão
Citizen TV, uma emissora privada do Quênia, venceu o Prêmio Global ICDB de TV por seu programa semanal "Café dos Anjos", sobre as crianças, para as crianças e pelas crianças. A edição premiada pelo ICDB, ancorada por dois adolescentes, mostrou os desafios enfrentados pelas crianças quenianas e destacou histórias positivas sobre crianças e adolescentes em suas comunidades.

Os vencedores regionais
Todos os nomeados para os prêmios globais ganharam as respectivas competições regionais do Prêmio ICDB e receberam placas e reconhecimento durante a cerimônia global.

Os indicados e vencedores regionais na categoria rádio foram a Maputaland Community Radio Station, da África do Sul ("Projeto de Rádio das Crianças da ONG Zisize"); a EUCHIRA, da Alemanha ("Crianças da Alemanha encontram crianças dos Bálcãs"); a Rádio Justiça, do Brasil ("Sintonize as Crianças na Rádio Justiça"); a Ghana Broadcasting Corporation, de Gana (UNIIQ mentes curiosas/Gemas do nosso tempo"); a All India Radio, da Índia ("Crianças sintonizam em nós"); e a TRAXXfm, da Malásia ("Sintonize nas Crianças"). Os prêmios regionais ICDB para a melhor programação de TV foram para a ATN Bangla, de Bangladesh ("Vozes das Crianças"); a Cambodia National Television (CNT), do Camboja ("Jovens de Hoje"); a Citizen TV, do Quênia ("Café dos Anjos"), a Surinaamse Televisie Journaal (STVS), do Suriname ("Jornal Jovem 10 Minutos"), a Télévision togolaise (TVT), do Togo ("Para Nós o Planeta "); e a Studio Razom, da Ucrânia ("Grandes Segredos").

Seminário sobre a radiodifusão para crianças
Os finalistas do Prêmio chegaram mais cedo a Nova Iorque para participar de uma sessão de dois dias sobre radiodifusão para crianças. Os representantes das emissoras apresentaram seus programas nomeados e trocaram informações sobre suas emissoras e suas experiências no mundo da mídia.

Para mais informações:
Karen Cirillo
Produtora Executiva das Iniciativas de Radiodifusão para Crianças
Divisão de Comunicação, UNICEF em Nova Iorque
Telefone: + 212 326 7506
E-mail: kcirillo@unicef.org

Próximo Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV: 7 de março de 2010 – Todas as crianças, todos os direitos

 

 
unite for children