Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Fernando Alonso visita comunidade participante da Plataforma dos Centros Urbanos

© UNICEF/BRZ/Lilo Clareto
Fernando Alonso distribui autógrafos em visita à comunidade participante da Plataforma dos Centros Urbanos.

São Paulo, 19 de outubro – Na última quarta-feira, dia 14 de outubro, o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, Embaixador do UNICEF na Espanha, esteve no bairro de Pedreira, zona sul de São Paulo, para conhecer o trabalho de um dos 63 Grupos Articuladores da Plataforma dos Centros Urbanos na cidade. Foram quase duas horas de conversa com as lideranças comunitárias e os adolescentes comunicadores que participam da iniciativa do UNICEF e seus parceiros, com direito a uma partida de futebol para celebrar o encontro.

A programação da visita foi curta, mas intensa. Ao chegar ao Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero, Fernando Alonso foi recebido pelo coral formado por crianças de 6 a 11 anos que frequentam a organização e enfrentam situações de alta vulnerabilidade cotidianamente.

Após a apresentação do coral, Irmã Guadalupe – diretora do Centro e membro do Grupo Articulador Local Pedreira – deu boas-vindas ao piloto espanhol e falou sobre a esperança que a Plataforma dos Centros Urbanos representa para aquela comunidade. Atento, Alonso ouviu toda a explicação sobre como a iniciativa tem feito a diferença na comunidade, provocando a participação ativa dos moradores na transformação local.

Em seguida, nove adolescentes comunicadores, representando todas as regiões da cidade de São Paulo, exemplificaram como têm mobilizado o maior número possível de pessoas em suas comunidades, disseminando ideias e propostas de como trabalhar conjuntamente para atingir metas comuns. A participação dos jovens foi a deixa para Alonso falar um pouco sobre suas primeiras impressões da visita. "Estamos aqui há apenas 15 minutos e já vi tanta coisa, é uma experiência muito intensa", disse. “Estou com o UNICEF para ajudar em todo o trabalho realizado com as crianças. Todas as crianças devem ter as mesmas oportunidades; precisam ter alimentação, educação e ser felizes. E este tipo de espaço lhes dá essa oportunidade.”

A segunda parte reservava uma surpresa para o espanhol, que foi desafiado a uma partida de futebol. Talvez inspirado pela presença ilustre, o time de Fernando Alonso saiu-se muito bem e ganhou de goleada. Depois da partida, o piloto ainda distribuiu autógrafos e sentou-se com as crianças e adolescentes para conversar sobre a realidade local e também responder perguntas sobre sua infância e sua carreira. "Foi muito especial visitar este lugar e ver o trabalho que está sendo desenvolvido com crianças que, se não estivessem aqui, poderiam ter muitos problemas pelas ruas”, declarou.

Fernando Alonso – que foi campeão mundial de Fórmula 1 em 2005 e 2006 – é embaixador do UNICEF desde 2007. Esta foi sua segunda visita a projetos sociais ligados ao Fundo no Brasil.

Mais informações
Escritório do UNICEF em São Paulo
Assessoria de Comunicação
Cinthia Sento Sé
Telefone: + 55 11 3728 5700
E-mail: cmatos@unicef.org

 

 
unite for children