Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mais de 80 países celebram o segundo Dia Mundial de Lavar as Mãos

Washington, 15 de outubro - Todos os anos, as doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas causam a morte de mais de 3,5 milhões de crianças menores de 5 anos.

Pelo segundo ano, hoje é celebrado o Dia Mundial de Lavar as Mãos, um dia de conscientização sobre a importância de lavar as mãos com água e sabão, uma das intervenções de saúde mais eficazes e econômicas que existem.

Não basta usar água. Lavar as mãos com sabão e água, especialmente em momentos-chave – após usar o banheiro e antes de preparar os alimentos – ajuda a reduzir em mais de 40% os casos de doenças diarreicas, e em quase 25% os casos de infecções respiratórias. Além disso, a lavagem das mãos com sabão é uma das principais recomendações feitas hoje para impedir a propagação do H1N1.

Apesar de sua capacidade de salvar vidas, a prática de lavar as mãos com sabão não é muito difundida e, em muitas partes, é difícil conseguir sabão.

Embora o sabão esteja disponível na maioria dos lares ao redor do mundo, as taxas de lavagem das mãos com esse produto em momentos críticos oscilam entre 0% e 34%. Para que a mudança de comportamento perdure, é essencial a utilização de métodos que levem em conta as preocupações das comunidades e os fatores que motivam as pessoas a aprender novos hábitos.

Entre as causas mais comuns de falta à escola e ao trabalho, está a falta de saneamento e água potável, perpetuando o ciclo de estagnação econômica e do desenvolvimento social em muitos países. Quando não se tem consciência sobre a importância de se lavar as mãos com sabão, investimentos em saúde, sobrevivência infantil, educação, abastecimento de água e saneamento geralmente são prejudicados.

Com o tema "Mãos limpas salvam vidas", a campanha do Dia Mundial de Lavar as Mãos deseja que os estudantes se tornem os agentes da mudança. A introdução de água, saneamento e intervenções de higiene nas escolas, incluindo a lavagem das mãos com sabão, é um ponto de entrada para que as crianças compreendam os benefícios dessas boas práticas de higiene e, em seguida, promovam-nas em suas casas e comunidades.

Os programas de saneamento e higiene, juntamente com a educação sobre a lavagem das mãos, têm um impacto direto sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2, alcançar a educação primária universal, e 3, promover a igualdade de gênero por meio de maiores taxas de matrícula, frequência e permanência na escola, tanto para meninas como por meninos. Além disso, as taxas mais elevadas de lavagem das mãos com sabão poderiam contribuir significativamente para conquistar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 4, reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos até 2015.

Lavar as mãos com sabão representa um dos pilares da saúde pública e é uma "vacina" barata e disponível para todos.

Em 2008, cerca de 200 milhões de crianças em 86 países dos cinco continentes participaram de atividades no Dia Mundial de Lavar de Mãos. Da Colômbia a Bangladesh, do Quênia às Filipinas e do Reino Unido à Etiópia, escolas e comunidades em todo o mundo organizaram e participaram de atividades e campanhas de sensibilização sobre a lavagem das mãos.

Este ano, milhões de pessoas, incluindo crianças, pais, professores, celebridades e autoridades do governo, em mais de 80 países vão celebrar o dia.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos é uma iniciativa da Parceria Público-Privada Global para Promover a Lavagem das Mãos com Sabão e recebe o apoio de uma variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e indivíduos em todo o mundo.

Para saber mais, acesse www.globalhandwashingday.org (site em inglês)

Assista ao vídeo que a Nickelodeon fez para o Dia Mundial de Lavar as Mãos em parceria com o Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe.

 

 
unite for children