Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF anuncia indicados para o Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV 2009

Rádio Justiça, do Brasil, é a vencedora regional da América Latina e do Caribe

Nova Iorque, 17 de setembro – O UNICEF anunciou hoje os indicados para a Edição 2009 do Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB). Os prêmios são atribuídos pelo UNICEF pelo excelente comprometimento com o Dia por parte das emissoras de televisão e rádio.

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB) – celebrado todos os anos no primeiro domingo de março – é uma iniciativa global do UNICEF que busca promover e garantir a informação de qualidade e estimular a participação de crianças e adolescentes nos meios de comunicação. O tema do ICDB 2009, “Todos juntos pelas crianças: Sintonize na infância!”, pediu às crianças que explorassem suas preocupações, seus valores, medos e sonhos.

Os grandes vencedores do Prêmio 2009 serão anunciados em uma cerimônia no dia 10 de novembro de 2009, no The Modern, em Nova Iorque.

Cada um dos indicados ganhou uma competição regional e agora passam a competir pelo prêmio global. Os nomeados deste ano vêm de África do Sul, Alemanha, Bangladesh, Brasil, Camboja, Gana, Índia, Malásia, Quênia, Suriname, Togo e Ucrânia e representam os melhores trabalhos produzidos em 2009 para o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.

"Estamos entusiasmados com a dedicação das emissoras ao ICDB e à programação infantil", diz Stephen Cassidy, Chefe da Seção de Internet, Radiodifusão e Imagem do UNICEF. "Estamos inspirados pela diversidade e criatividade demonstradas por essas emissoras na realização da missão do UNICEF de envolver os jovens no processo de produção de comunicação e mídia. Crianças de todo o mundo colhem os benefícios de seu compromisso."

O julgamento regional ocorreu entre junho e agosto e as concorrentes foram avaliadas por equipes de emissoras de rádio e televisão e especialistas em comunicação. Os juízes olharam conteúdo, execução e a participação infanto-juvenil na programação.

Rádio Justiça ganha prêmio regional
A Rádio Justiça, do Brasil, ganhou o prêmio de melhor programação de rádio da região da América Latina e do Caribe, por sua produção "Sintonize as Crianças na Rádio Justiça", levada ao ar durante o domingo 1º de março de 2009. Os outros ganhadores regionais de rádio foram a Maputaland Community Radio Station, da África do Sul ("Projeto de Rádio das Crianças da ONG Zisize"); a EUCHIRA, da Alemanha ("Crianças da Alemanha encontram crianças dos Bálcãs"); a Ghana Broadcasting Corporation, de Gana (UNIIQ mentes curiosas/Gemas do nosso tempo"); a All India Radio, da Índia ("Crianças sintonizam em nós"); e a TRAXXfm, da Malásia ("Sintonize nas Crianças"). Os prêmios regionais ICDB para a melhor programação de TV foram para a ATN Bangla, de Bangladesh ("Vozes das Crianças"); a Cambodia National Television (CNT), do Camboja ("Jovens de Hoje"); a Citizen TV, do Quênia ("Café dos Anjos"), a Surinaamse Televisie Journaal (STVS), do Suriname ("Jornal Jovem 10 Minutos"), a Télévision togolaise (TVT), do Togo ("Para Nós o Planeta "); e a Studio Razom, da Ucrânia ("Grandes Segredos").

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB) foi criado em 1991. O próximo ICDB será no dia 7 de março de 2010, com o tema "Todas as Crianças – Todos os Direitos".

Para mais informações:
Karen Cirillo, UNICEF Nova Iorque –
E-mail: kcirillo@unicef.org
Tamar Hahn, Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe –
E-mail: thahn@unicef.org

 

 
unite for children