Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Projetos sociais Caravana do Esporte e Caravana da Música chegam a Embu das Artes

Nota da Assessoria de Comunicação da ESPN Brasil

Pela primeira vez, projetos sociais da ESPN Brasil visitam o município da Grande São Paulo. Ana Moser, Marta Sobral, Ida, Soraia André e Eduardo Bacellar são os ídolos do esporte que participam da ação. Mais de 3 mil crianças e 250 educadores serão atendidos.

São Paulo, 3 de setembro – A Caravana do Esporte e a Caravana da Música, projetos sociais da ESPN Brasil, desembarcam pela primeira vez no município de Embu das Artes, na Grande São Paulo, na próxima quarta-feira, 9 de setembro. Até o dia 11 de setembro, um time de grandes nomes do esporte nacional, músicos e educadores vai realizar oficinas com 3.060 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos e com 250 professores da rede pública de ensino.

Uma cerimônia oficial de abertura da Caravana acontecerá às 16h30, na quarta-feira 9 de setembro, no Campo Dom José (Rua Lorena, 128, Jardim Dom José, Embu). As clínicas esportivas e artísticas com os alunos e professores serão realizadas de 9 a 11 de setembro, das 8h às 17h, no mesmo local.

A Caravana do Esporte leva a atividade esportiva como ferramenta de educação a municípios com baixos índices de desenvolvimento de todo o País e está em seu quinto ano de atuação. Neste ano, a iniciativa está inscrita na Lei de Incentivo ao Esporte e ganhou o apoio de importantes patrocinadores, como Fundação Telefônica, IBM, Unibanco e CCR.

“A Caravana construiu uma rede que vai muito além dos números oficiais de atendimento nestes anos. São pessoas que abraçaram o projeto conosco, cidadãos que não ficam somente no discurso e trabalham muito para melhorar a qualidade da educação e de vida das crianças brasileiras”, comenta Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música.

Ídolos do esporte brasileiro participam da Caravana em Embu das Artes
Em Embu das Artes, a Caravana do Esporte terá oficinas esportivas de vôlei, basquete e judô. E para comandar as atividades, estão confirmadas as presenças dos seguintes ídolos: Ana Moser (líder de uma geração de jogadoras que mudou o rumo do voleibol no Brasil e conquistou vários títulos, como a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta em 96), Ida (ex-jogadora de vôlei, bronze na Olimpíada de Atlanta), Marta Sobral (ex-pivô, ocupa lugar de destaque na história do basquete nacional. Ganhou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000), Soraia André (Campeã Pan-Americana de Judô em 1982 e 1987) e Eduardo Bacellar (judoca, bicampeão do Grand Prix Nacional de Judô em 2002 e 2003).

Criada em 2005 pela ESPN Brasil, a Caravana do Esporte já percorreu 39 cidades em 15 Estados brasileiros e atendeu 85 mil crianças e adolescentes e 10.800 professores da rede pública de ensino. O projeto é possível graças à aliança com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que chancela a ação e indica as cidades que serão atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o coordenador da metodologia aplicada e uma rede formada por mais de 50 atletas, incluindo grandes ídolos nacionais, é voluntária e parceira do projeto.

Em cada um dos municípios atendidos, a equipe da Caravana do Esporte organiza oficinas esportivas com crianças e adolescentes e também oferece oficinas de formação para os professores da rede pública de ensino a fim de capacitá-los para que possam dar continuidade ao projeto após a passagem da Caravana.

Arte para educar
Na Caravana da Música, profissionais indicados por Daniela Mercury vão ministrar oficinas de música e dança para as crianças e adolescentes de Embu das Artes e também para professores da rede pública de ensino. Empregando atividades musicais e de dança, os profissionais trabalham, junto com os participantes, habilidades como ritmo, atenção, concentração, organização pessoal e trabalho em equipe, possibilitando o desenvolvimento motor e cognitivo.

A Caravana da Música foi criada pela ESPN Brasil em 2007, em parceria com o UNICEF e o Instituto Sol da Liberdade, da cantora Daniela Mercury, com o objetivo de disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança. O projeto atua lado a lado com a Caravana do Esporte em todas as comunidades visitadas.

Depois que a Caravana passa
Os principais resultados obtidos com a Caravana do Esporte e a Caravana da Música nos municípios atendidos são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Durante a implantação do projeto, os professores capacitados constroem coletivamente o Plano Político-Pedagógico, com objetivos e metas para que possam coordenar as atividades de continuidade nas escolas e na comunidade. A Caravana do Esporte e a Caravana da Música também deixam um kit de materiais esportivos, instrumentos musicais, livros e revistas infanto-juvenis e brinquedos educativos em cada uma das comunidades visitadas. A ação é possível com o apoio de empresas como Plastbrinq, Algazarra, Instituto Mauricio de Sousa, Redenção, Ediouro e Coquetel.

A Caravana na TV
O documentário de uma hora de duração, exibido mensalmente pela ESPN Brasil, é o principal registro jornalístico da ação dos projetos, com abordagem socioeconômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada.

 

 
unite for children