Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios do Semiárido abraçam o esporte educacional

Recife, 28 de julho – Uma série de audiências públicas e mobilizações movimentou os quatro municípios pernambucanos que fazem parte do programa Inspiração Internacional. Celebrando a semana de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, mais de 4 mil crianças participaram de festivais de esporte educacional em Pesqueira, Belo Jardim, Arcoverde e Pedra. As audiências colocaram cerca de 300 pessoas frente a frente com gestores públicos para discutir políticas que possam garantir o acesso à prática esportiva para as crianças e os adolescentes.

Em cada município, as atividades contaram com a presença de professores, vereadores, representantes de secretarias de governo, conselhos tutelar e de direitos, ONGs e do UNICEF, além de crianças, adolescentes e jovens.

As audiências e os festivais coadunam-se com eventos similares que têm acontecido nos quatro polos em que o Inspiração Internacional vem atuando no Brasil em sua segunda fase: Ceará, Alagoas, Minas Gerais e Pernambuco.

Dentro de suas especificidades, cada localidade vem encontrando maneiras de fazer com que o direito ao esporte seja realmente garantido à população infantil, considerada prioridade absoluta na execução de políticas públicas. O processo de articulação teve início com a inclusão, pela primeira vez, do tema Esporte e Cidadania no eixo Participação Social do Selo UNICEF Município Aprovado.

“O que estamos fazendo não é pedir favor nenhum, mas demandar a garantia de um direito previsto na lei”, afirmou Milton Marinho, presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Jardim, um dos municípios que compõem o Polo PE.

Nas audiências públicas, foram ressaltados avanços na prática esportiva educacional ocorridos nos últimos meses, sob o impulso do Inspiração. Todos os municípios registraram aumento no número de professores contratados e de crianças tendo acesso à educação física.

Alguns desafios mais prementes são a inclusão de pessoas com deficiência e de moradores da zona rural e a criação de programas para a prática de esportes além do futebol. “A ideia é promover o esporte para todas as crianças, independente de habilidade, situação social ou local de moradia. O que o Inspiração Internacional propõe é que todas tenham a oportunidade de participar e aprender lições para toda a sua vida. Como, aliás, já começa a acontecer”, pontuou Ivan Moraes Filho, consultor do UNICEF para o programa.

A falta de infraestrutura e de material esportivo também são obstáculos que deverão ser superados. “Foi muito bom ter participado deste festival, mas o ideal seria que minha escola tivesse uma quadra e um professor de educação física”, pediu o adolescente Juarez Tenório na audiência realizada no município da Pedra. Ao seu lado, a secretária de Educação local, Cleide Braz, garantiu que seu direito será efetivado até 2010.

“O processo não é fácil, mas existem oportunidades de acesso a recursos para os quais os municípios precisam acordar. Além de emendas parlamentares, ainda há programas do governo federal e a própria Lei de Incentivo ao Esporte”, avaliou Alexandre Arena, um dos coordenadores do Instituto Esporte Educação (IEE), que esteve presente em todas as atividades e, entre outras sugestões, defendeu a criação dos conselhos municipais de esporte.

Em Arcoverde, a prefeitura compreendeu o recado e já está investindo em equipamentos poliesportivos. O primeiro foi inaugurado em abril, no bairro da Cohab I. “A ideia é multiplicar essa iniciativa”, informou a vice-prefeita do município, Margarida Brito. Em Arcoverde, o Centro de Educação Física é gerido pelo governo do Estado e procura atender o maior número de crianças, mesmo fora das condições ideais de funcionamento. “Estamos sempre em busca de parcerias para fazer com que esse espaço se fortaleça ainda mais”, comprometeu-se o professor Damião Lucena, coordenador do Centro.

Da parte das crianças, o ambiente festivo deixava transbordar os resultados do Inspiração. “Tudo está perfeito!”, disse Marta de Barros, aluna da terceira série no colégio Sérgio de Brito Cavalcanti, distrito de Ipanema, na zona rural de Pesqueira. Participando de um festival realizado em sua escola, a menina corria de um lado para o outro. “Era bom que isto acontecesse toda semana”, brincou. Este é o primeiro ano em que Marta e seus colegas têm aulas semanais de educação física ministradas por uma professora com curso superior – que também participou de oficinas de esporte educacional com o IEE. “As brincadeiras estão muito mais legais. Todo mundo participa e joga junto”.

Inspiração Internacional – O Inspiração Internacional está em sua segunda fase no Brasil. O Polo Pernambuco, que congrega Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde e Pedra, pretende aprofundar a metodologia empregada no Selo UNICEF para disseminar boas práticas na garantia do direito ao esporte e ao lazer para crianças e adolescentes em parceria com conselhos de direito da criança e do adolescente e da ONG Estação da Cultura.

Mais informações:
Escritório do UNICEF no Recife
Telefone: (81) 3059 5700

 

 
unite for children