Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Tudo certo para o Câmara Mirim 2009

Nota da Assessoria de Comunicação da Câmara dos Deputados

Cerca de 400 estudantes do ensino fundamental ocuparão o plenário da Câmara dos Deputados no dia 22 de outubro para debater e votar projetos de lei apresentados por crianças

Brasília, 24 de agosto – A quarta edição do Câmara Mirim será realizada no dia 22 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Trata-se de um programa educativo que simula uma sessão legislativa da Câmara. Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas e particulares do País fazem o papel de deputados mirins e discutem, em plenário, três projetos de lei selecionados entre as propostas enviadas pelas crianças para o site Plenarinho (www.plenarinho.gov.br).

Além das crianças autoras dos projetos que serão apresentados, poderão ser deputados mirins: alunos de escolas públicas ou privadas e vereadores mirins de câmaras municipais selecionadas por sorteio.

Inscrições abertas
Os brasileirinhos que querem ser deputados por um dia têm até 7 de setembro para enviar seus projetos de lei para o site infantil da Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br), pelo ícone “Câmara Mirim”, visível na homepage do Plenarinho, ou ainda pelo correio. O regulamento do Programa Câmara Mirim está disponível no Portal Plenarinho – www.plenarinho.gov.br/camaramirim

Repercussão positiva
Em outubro de 2006, a Câmara dos Deputados realizou, pela primeira vez na história, uma sessão com crianças. A aula de cidadania marcou o relançamento do portal Plenarinho. A sessão teve repercussão positiva em jornais, rádio, TV e internet do Brasil e de outros países. Foram inscritos mais de 700 projetos de lei e o Plenarinho recebeu tantos pedidos para a realização de uma nova sessão com crianças que a Câmara resolveu instituir um projeto anual com o nome de Câmara Mirim. A partir de então, a cada mês de outubro, em comemoração pelo Mês das Crianças, a Câmara realiza uma sessão mirim.

Quando aprovados pelas crianças em plenário, os projetos de lei costumam ser apadrinhados por deputados federais de verdade e encaminhados às comissões permanentes da Câmara para análise.

Responsável pelo Plenarinho:
Ana Cláudia Ellery Lustosa da Costa
Telefones: (61) 3216 1804 ou 3216 1805

 

 
unite for children