Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Crianças e adolescentes unidos para tratar da mudança climática

Coalisão entre UNICEF, agências do sistema ONU, organizações não governamentas, universidades e parceirosdo setor privado

Taejon, 20 de agosto – Crianças e adolescentes de todo o mundo estão unindo forças para tratar do fenômeno da mudança climática com uma nova iniciativa chamada Unidos pelo Clima www.uniteforclimate.org, lançada nesta quinta-feira, 20 de agosto, na Conferência Internacional Tunza* de Crianças e Adolescentes sobre o Meio Ambiente em Taejon, na Coréia do Sul.

O UNICEF, junto com outras agências do sistema ONU, organizações não governamentais, adolescentes ativistas, universidades e representantes do setor privado, desenvolveu um espaço na Internet que permite que redes de jovens, crianças adolescentes e especialistas colaborem sobre o tema da mudança climática usando a tecnologia de código aberto.

O UNICEF e seus parceiros têm ampliado o escopo da atuação de adolescentes por meio de inovações tecnológicas. Por meio das redes sociais e das ferramentas online oferecidos pelo site Unidos pelo Clima, cidadãos jovens poderão se conectar, compartilhar conhecimento, aprender e se engajar em relação ao tema da mudança climática.

Grande parte das ferramentas do site foi desenvolvida para ser usada mesmo em áreas que não oferecem banda larga, permitindo que mais crianças e adolescentes participem da iniciativa. Parceiros como o YouTube e a FlipCam estão apoiando a realização de Debates de Jovens sobre o Clima, também lançados na Coréia do Sul, como parte do projeto.

Esta semana, meninas e meninos de 110 países estão discutindo os desafios da mudança climática na Conferência Tunza de Crianças e Adolescentes em Taejon, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Um plano de ação será desenvolvido e uma declaração será entregue para os líderes mundiais pedindo para que eles assinem um acordo na conferência sobre mundança climática das Nações Unidas em Copenhaguem (COP15), que será realizada no próximo mês de dezembro.

Unidos pelo Clima está apoiando o engajamento de jovens em grandes eventos em todo o mundo, incluindo: Assembléia Geral das Nações Unidas, o Dia de Ação Global, organizado pela 350.org em outubro, e o Fórum Criança e Clima do UNICEF, que será realizado em novembro.

Além disso, a iniciativa vai conectar pelo menos 150 escolas de vários países a partir de setembro de 2009. O projeto Conectando Salas de Aula vai promover o diálogo sobre mudança climática entre as escolas e tem o apoio do Instituto de Energia e Recursos (Teri), o Instituto Terra da Columbia University e o Centro Mediterrâneo para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

* A palavra “tunza” significa “tratar com cuidado ou afeição” em suaíli (a língua sub-regional mais comum dos países do Leste da África). O conceito amplo de tunza, portanto, é construído ao redor desse tema. Trata-se de uma iniciativa vinculada à capacitação, conscientização e partilha de perspectivas ambientais, a fim de formar uma geração de cidadãos ambientalmente conscientes e pró-ativos.


Unidos pelo Clima:
Site da iniciativa - www.uniteforclimate.org
Comunidade online - http://myuniteforclimate.org
Debates de jovens sobre o tema: http://www.youtube.com/youthclimatedebate
Conectando Salas de Aula – Início em setembro de 2009

Mais informações:
Miriam Azar, UNICEF NY, Tel + 1 212 824 6949, E-mail: miazar@unicef.org
Gerrit Beger, UNICEF NY, Youth Section, Tel 1212 326 7116 e-mail: gbeger@unicef.org

 

 
unite for children