Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes brasileiros participam da Cúpula J8 na Itália

Encontro de adolescentes acontece paralelamente à Cúpula anual dos líderes dos oito países mais ricos do mundo, o G8

© Gilbert Scharnik/Iidac
Rosicléia da Silva, Mayara Tavares, Fagner Moreira Lima e Santiago Plata Garcês representarão o Brasil na Cúpula J8, que será realizada na capital italiana entre 5 e 12 de julho.

Brasília, 2 de julho – Entre os dias 5 e 12 de julho, 56 adolescentes de 14 países estarão reunidos em Roma para a Cúpula Júnior 8 (J8). Esse encontro é realizado pelo UNICEF desde 2005, paralelamente ao encontro dos líderes dos países mais ricos do mundo, o G8, com o objetivo de dar visibilidade à opinião dos adolescentes sobre as questões discutidas pelos Chefes de Estado.

Além de adolescentes dos países que compõem o G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia), participarão do J8, este ano, representantes da África do Sul, do Brasil, da China, do Egito, da Índia e do México. Cada um dos 14 países enviará quatro adolescentes com idades que variam de 14 a 17 anos.

O Brasil será representado por Fagner Moreira Lima, 14 anos, da Bahia; Mayara Tavares, 17 anos, do Rio de Janeiro; Rosicléia da Silva, 15 anos, do Pará; e Santiago Plata Garcês, 15 anos, de Goiás. Os adolescentes brasileiros foram selecionados por fazerem a diferença em suas comunidades.

Durante o J8, os adolescentes discutirão os mesmos temas propostos aos líderes – as mudanças climáticas, a crise financeira, a pobreza na África, só que com ênfase no impacto desses problemas globais na vida de crianças e adolescentes. Após as discussões, os adolescentes apresentarão suas recomendações aos Chefes de Estado reunidos na Cúpula do G8. Eles também serão capazes de falar à imprensa em diversas ocasiões ao longo da sua estada em Roma, inclusive após sua reunião com os líderes do G8 na quinta-feira 9 de julho.

Cúpulas anteriores
Os encontros J8 anteriores foram em Gleneagles (Escócia), em 2005; São Petersburgo (Rússia), em 2006; Heiligendamm (Alemanha), em 2007; e Chitose (Japão), em 2008.

A brasileira Fernanda Winter, que participou do J8 em julho de 2007, foi convidada para ser uma das facilitadoras jovens do encontro deste ano. Fernanda, que mora em Lavras (MG), tem hoje 19 anos.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Estela Caparelli – E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1963
Letícia Sobreira – E-mail: lsobreira@unicef.org
Telefone: (61) 3035 1917

 

 
unite for children