Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Tocantins juntos na garantia dos direitos de gestantes e crianças

© Márcio Vieira/Secom/TO

Belém, 2 de junho – O UNICEF e o Governo do Estado de Tocantins estão realizando duas oficinas, esta semana, em Palmas, com o objetivo de garantir os direitos de gestantes e o desenvolvimento integral de crianças desde o pré-natal até os 6 anos de idade. As Oficinas de Qualificação de Reeditores Estadual/Municipais em Competências Familiares e Municipais visam qualificar técnicos e gestores públicos para uma visão integrada, intersetorial, interdisciplinar, com foco em direitos em Competências Familiares e Municipais.

As oficinas acontecem no Auditório do Anexo da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, até o próximo dia 5, com a participação de 65 técnicos das Secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, da Funasa e do município de Ipueiras, além de agentes da Pastoral da Criança.

A participação de técnicos de Ipueiras dá-se em função de este ser o município de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano do Tocantins. Será ainda o local onde os técnicos e gestores públicos colocarão em prática o que está sendo aprendido nas oficinas.

Estratégias para Famílias Fortalecidas
As competências familiares fazem parte de um amplo programa do UNICEF denominado Família Brasileira Fortalecida (FBF). Essa estratégia, desenvolvida com a participação de inúmeros parceiros, considera a família como o principal agente na prestação de cuidados à criança. No entanto, a estratégia FBF reconhece também que diversas habilidades da família na promoção do adequado desenvolvimento da criança precisam ser fortalecidas.

Reforçar as competências familiares implica estimular comportamentos, práticas e habilidades que promovam a sobrevivência, o desenvolvimento, a proteção e a efetiva participação da criança nas atividades do seu dia a dia. Como parte integrante dessa estratégia, foi desenvolvido o kit Família Brasileira Fortalecida, que contém cinco álbuns. Esses álbuns explicam os cuidados necessários às crianças desde a gestação até os 6 anos de idade, período da vida considerado crítico para o pleno desenvolvimento de meninas e meninos. O material foi desenvolvido para ser utilizado por agentes comunitários de saúde, líderes da Pastoral da Criança, professores de creche ou pré-escola e outros agentes ou lideranças que tenham uma atuação nas comunidades. Seu objetivo é fortalecer as competências familiares.

O kit FBF aborda temas já tradicionalmente trabalhados nas comunidades, tais como o estimulo à amamentação, o monitoramento do crescimento, as imunizações e o manejo de doenças comuns na infância, como, por exemplo, infecção respiratória e diarréia. Os álbuns também apresentam informações sobre a importância e as principais maneiras de estimular a criança em relação ao desenvolvimento psicossocial, e como isso pode ser feito desde os primeiros dias de vida. Além disso, busca estimular, desde o pré-natal, o aumento da participação do pai no cuidado à criança.

Kit FBF
O kit Família Brasileira Fortalecida, lançado pelo UNICEF, juntamente com o governo federal e outras 28 instituições parceiras, é um conjunto de cinco álbuns com os direitos e os cuidados necessários na primeira infância. O material vai ajudar famílias de todo o Brasil a garantir saúde, segurança e estímulos positivos às suas crianças, uma vez que, quando bem cuidadas e nutridas no começo da vida, têm mais oportunidades de crescer de maneira saudável, de ter menos doenças, de desenvolver a capacidade de pensar, de dominar melhor a fala e suas habilidades sociais e emocionais.

Os textos apresentados estão em mensagens simples, diretas e ilustradas os conhecimentos científicos mais avançados sobre o desenvolvimento de crianças desde a gestação até o sexto ano de vida: Álbum 1 – Pré-natal, parto e pós-parto; Álbum 2 – O primeiro mês de vida; Álbum 3 – A criança do 2º ao 12º mês; Álbum 4 – A criança de 1 a 3 anos; Álbum 5 – A criança de 4 a 6 anos.

O kit FBF e o livro “O município e a criança de até 6 anos” dão as bases necessárias para a implementação adequada das políticas de proteção e garantia de direitos das crianças.


Para mais informações sobre as oficinas em Tocantins, entre em contato com o Escritório do UNICEF em Belém
Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: belem@unicef.org

 

 
unite for children