Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões no Semiárido brasileiro

Edital premiará cerca de 1,2 mil projetos culturais de 11 Estados

Brasília, 19 de maio – O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Mais Cultura, investirá R$ 13,5 milhões no Semiárido brasileiro. A ação Microprojetos Mais Cultura beneficiará especialmente jovens entre 17 e 29 anos, oriundos de áreas de vulnerabilidade social, que desenvolvem projetos culturais nas mais diversas linguagens. O projeto será desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste (BNB) e as secretarias de Cultura dos 11 Estados que integram a região do Semiárido – Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O lançamento do Micropojetos Mais Cultura ocorrerá durante o 1º Seminário Editais de Cultura, às 10h da próxima quinta-feira, dia 21 de maio, no auditório do Banco do Nordeste (BNB), bairro da Boa Vista (Av. Conde da Boa Vista, 800), no Recife. A partir do lançamento, o MinC publicará, em 30 dias e em parceria dos governos estaduais, os editais de seleção de projetos. A meta é apoiar cerca de 1,2 mil iniciativas. Cada uma será premiada com até 30 salários míninos.

O objetivo da ação é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os prêmios serão concedidos a pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Os candidatos a projetos de pessoa física deverão residir nos municípios onde desenvolvem ou pretendem realizar seus projetos. No caso de pessoa jurídica, deverão comprovar a realização de atividades socioculturais e ter sua sede no município onde pretendem realizar suas iniciativas.

Além de representantes da sociedade civil, participam da seleção dos microprojetos os Conselhos de Cultura e da Infância e Juventude dos municípios que possuem esses órgãos. Os projetos selecionados serão encaminhados para seleção estadual, cujas comissões serão compostas por representantes das secretarias estaduais de Cultura, Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Os projetos aprovados serão publicados no Diário Oficial da União e dos 11 Estados envolvidos, bem como nos sites do MinC (www.cultura.gov.br), da Funarte (www.funarte.gov.br), do BNB (www.bnb.gov.br), do Inec (www.inec.org.br) e do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br).

 

 
unite for children