Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Palavra de Criança e a educação de qualidade

Fortaleza, 28 de abril – Cerca de 80% dos alunos que participam do Programa Palavra de Criança estão sendo alfabetizados na idade certa, ou seja, antes dos 8 anos de idade. Isso significa que o direito de aprender está sendo assegurado a essas crianças, colaborando para o seu pleno desenvolvimento. O programa é apoiado pelo UNICEF e desenvolvido pelas Prefeituras de Teresina (PI) e Sobral (CE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime). A iniciativa tem como objetivo consolidar a alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, envolvendo seus familiares nesse processo educativo.

Para Alisson da Silva, que estuda no 3º ano do ensino fundamental, aprender a ler foi uma aventura: “Antes eu via as letras e achava que elas eram desenhos. Depois, aprendi a ler palavras e frases. Hoje, tenho 8 anos e consigo ler e entender textos e já aprendi a gostar de escrever os meus próprios textos. Ler é bom, porque faz as coisas serem sempre diferentes, como uma aventura”. Iara Cunha, colega de Alisson, complementa: “Ler é muito legal, porque a gente entende os livros, manda bilhetes para os colegas e conhece muitos lugares novos pela leitura. Minha família está orgulhosa de mim, e eu estou orgulhosa também, por mim mesma e pelos meus colegas, porque agora nós entramos num mundo novo, o mundo das letras.”

Em 2008, foram avaliadas cerca de 10 mil crianças da terceira série do ensino fundamental em Teresina e Sobral. Os alunos receberão do UNICEF um certificado que identifica o nível de alfabetização em que a criança se encontra.

Estudos mostram que, atualmente, muitas das crianças que vão para a escola não conseguem ler, escrever ou compreender um texto simples após cincos anos de ensino fundamental. O UNICEF, junto com parceiros e colaboradores, está trabalhando para mudar essa realidade.

Mais informações
Escritório do UNICEF em Fortaleza
E-mail: fortaleza@unicef.org
Telefone: (85) 3306 5700

 

 
unite for children