Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Polo Pernambuco promove segunda formação em esporte educacional

Recife, 7 de abril – Um grupo de 70 professores e gestores participou, nos dias 1º e 2 de abril, de uma formação em esporte educacional, realizada pelo UNICEF em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), no município de Belo Jardim, Pernambuco. A capacitação faz parte do programa Inspiração Internacional, uma iniciativa do UK Sports, em parceria com o Conselho Britânico e o UNICEF, entre outros.

“Este momento é fantástico na minha vida. Pela primeira vez, eu percebo o tamanho da importância do esporte educacional e percebo que este grupo está unido na tarefa de fazê-lo uma realidade para nossas crianças. Saio daqui sabendo o que posso fazer e cheia de motivação”. O depoimento da gestora escolar Marinilza Tavares, de Belo Jardim, reflete bem os resultados dos dois dias da formação.

Para Alexandre Arena, um dos coordenadores do IEE, este é o momento de os municípios passarem a tomar as rédeas do programa. “Na primeira fase do Inspiração, mobilizamos 585 cidades em todo o Semiárido. Agora estamos aprofundando a metodologia apenas nos quatro polos [PE, AL, CE e MG]. Os municípios participantes têm uma oportunidade fantástica. Agora precisam realmente tomar conta do processo e reconhecer os resultados que essa mudança de paradigma vai trazer”.

A mudança a que o professor se refere diz respeito à percepção da importância do esporte educacional, manifestação diferente do esporte de rendimento, historicamente privilegiado no País. “Os municípios estão percebendo que, se por um lado, as conquistas de atletas locais devem ser comemoradas, é preciso que os investimentos não deixem de lado a importância de que todas as crianças e adolescentes possam ter garantido o seu direito a praticar esportes de uma forma inclusiva, que possa trazer benefícios além até da questão física”, completa Henry Pereira, integrante da Estação da Cultura, ONG responsável por articular os municípios do Polo Pernambuco (Arcoverde, Pedra, Pesqueira e Belo Jardim).

Um dos obstáculos mais discutidos no desafio de se promover o direito ao esporte é a questão orçamentária. Muitos municípios não dispõem de recursos e têm dificuldade em elaborar projetos para financiar suas políticas. “Há, sim, alternativas”, explicou Arena. “Além dos fundos municipais da criança e do adolescente, que podem ser fomentados por pessoas e empresários locais, ainda existe a Lei de Incentivo ao Esporte, federal, que dá benefícios fiscais às empresas que apoiam projetos aprovados.”

Inspiração Internacional – O Inspiração Internacional é um programa que visa a usar o poder do esporte para transformar a vida de milhões de crianças e adolescentes de países em desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa do UK Sports, em parceria com o Conselho Britânico, o UNICEF, o Foreign and Commonwealth Office (FCO), o Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BDF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG).

No Brasil, o Inspiração Internacional entrou em vigor em 2007, quando teve início o processo de parceria com 12 escolas em Alagoas e Pernambuco e 12 federações esportivas em três Estados. Isso além do Desafio Esporte e Cidadania, que estreou como tema dentro do eixo participação social do Selo UNICEF Município Aprovado.

Mais informações:
Escritório do UNICEF no Recife
Telefone: (81) 3059 5700

 

 
unite for children