Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Fundação Itaú Social e UNICEF lançam prêmio em São Paulo

Tempos e espaços para aprender é o tema da 8ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF

São Paulo, 6 de abril – O UNICEF e a Fundação Itaú Social (FIS) lançam hoje em São Paulo a 8ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF. O objetivo da iniciativa é reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com a escola pública, para a educação integral de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Nesta edição, o tema Tempos e Espaços para Aprender estimula a reflexão sobre a diversidade de locais que oferecem possibilidades de aprendizagem.

Para a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, o prêmio tem um papel importante na garantia do direito de aprender. “Na verdade, os grandes ganhadores são as crianças e adolescentes brasileiros. Uma criança precisa de muitos espaços para aprender e desenvolver saberes próprios da sua comunidade, convivência social, respeito à diversidade e domínio de tecnologias”, diz.

Segundo o vice-presidente da FIS, Antonio Matias, quanto maior o acesso de crianças e adolescentes aos bens culturais socialmente produzidos, maiores suas possibilidades de desenvolver níveis mais elaborados de letramento e crescimento pessoal e social. “Um dos grandes desafios da sociedade hoje é ampliar a experiência educativa para além dos conhecimentos oferecidos na escola formal e estender as oportunidades de formação múltipla a crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica”, conta.

As inscrições para o Prêmio Itaú-UNICEF podem ser feitas até 18 de junho nas agências do Banco Itaú, nos escritórios do UNICEF ou no site do prêmio [acesse aqui]. Podem ser inscritos um ou mais projetos de organizações não governamentais sem fins lucrativos, responsáveis por ações socioeducativas com crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Serão distribuídos mais de R$ 500 mil reais em prêmios, além de computadores e impressoras.

Alianças estratégicas – Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as iniciativas de educação integral existentes no País, nesta edição, o prêmio abre inscrições para uma nova categoria: Alianças Estratégicas no Território. São aquelas que se caracterizam por ações articuladas entre organizações da sociedade civil, movimentos, grupos comunitários, escolas, órgãos e serviços públicos, empresas privadas, fundações e outros para a promoção de educação integral das crianças e dos adolescentes de 6 a 18 anos de determinada comunidade. Nessa modalidade, todos os aliados participam da concepção, do planejamento, da execução e da avaliação das ações conjuntas, preservando suas identidades próprias. Para essa categoria, serão concedidas Menções Honrosas.

Prêmio Itaú-UNICEF – Iniciado em 1995 pela Fundação Itaú Social e pelo UNICEF, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o prêmio foi um dos indutores da disseminação e da valorização de experiências de educação integral no Brasil, prática incorporada pelo MEC ao Programa Mais Educação. Já recebeu a inscrição de 7.282 projetos que constituem experiências inovadoras desenvolvidas em diversos lugares de aprendizagem. Tem a parceria da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), do Canal Futura e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Rede Andi e da iniciativa Todos pela Educação.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Pedro Ivo Alcântara – Telefone: (61) 3035 1983 (pialcantara@unicef.org)

Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social
Conteúdo Comunicação – Telefone: (11) 3093 7800
Claudio Sá (Claudio.sa@conteudonet.com)
Rose Silva – Telefone: (11) 9230 0689 (rose.silva@conteudonet.com)
Elaine Lira – Telefone: (11) 8263 0180 (elaine.lira@conteudonet.com)

 

 
unite for children