Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e TRE juntos pela infância no Pará

Municípios do Estado serão mobilizados para a melhoria dos indicadores de crianças e adolescentes

Belém, 20 de março – O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinam hoje (20/3), em Belém, acordo de cooperação para a realização da Agenda Criança Amazônia. Será durante o I Encontro TRE e UNICEF: Juntos por um futuro de direitos e cidadania. Estarão presentes os prefeitos dos municípios paraenses e outras autoridades do Estado. Durante o evento, será realizado o pré-lançamento da Agenda Criança Amazônia – Selo UNICEF Município Aprovado.

Para o presidente do TRE-PA, João José da Silva Maroja, o acordo entre as instituições vai estimular a cidadania com democracia para consciência política. “É um marco para a história da Justiça Eleitoral”, falou Maroja.

O coordenador do escritório do UNICEF em Belém, Fabio Morais, falou que a parceria entre as instituições contribuirá para a promoção, proteção e garantia de direitos de muitas crianças e adolescentes. "Eu parabenizo esta união e, principalmente, o presidente desta casa, o desembargador João Maroja, pela iniciativa de aderir ao nosso projeto da Agenda Criança Amazônia. Iniciativa esta que, com certeza, vai contribuir para a implantação da conscientização política em muitos jovens paraenses”, disse Morais.

A assinatura do acordo é parte das novas estratégias do UNICEF para a Amazônia Legal brasileira e do TRE para o Estado do Pará. O UNICEF começou, em 2007, um novo programa de país, assinado com o governo brasileiro, focando sua ação em três áreas geográficas onde as crianças e os adolescentes estão especialmente vulneráveis e excluídos. O processo foi iniciado pelo Semiárido brasileiro, e agora chega à Amazônia Legal e às comunidades populares dos centros urbanos.

Desde fevereiro passado, o TRE-PA vem-se destacando na realização de propostas de programas e projetos que tenham uma dimensão mais ampla, de compromisso social e político com o desenvolvimento do Estado. Por isso, a parceria entre o TRE e o UNICEF vai garantir a realização do Programa Eleitor do Futuro, que será um dos eixos de participação social a ser desenvolvido pelos municípios que aderirem à Agenda.

O Programa Eleitor do Futuro vai incentivar a formação política de crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é fazer com que eles desenvolvam um olhar mais crítico, buscando soluções para os problemas de sua própria comunidade e, sobretudo, sabendo como realizar de modo efetivo o controle social, qualificando demandas por políticas públicas direcionadas às suas necessidades.

A Agenda Criança Amazônia – Selo UNICEF Município Aprovado, a ser lançada em agosto deste ano, está centrada em três patamares estratégicos:

  1. Compreender de maneira ampla e detalhada a realidade das crianças e dos adolescentes da região, realizando a Análise de Situação da Criança e do Adolescente na Amazônia Legal Brasileira;
  2. Construir uma agenda pública na qual a criança e o adolescente sejam prioridade absoluta na Amazônia Legal Brasileira, por meio de intensa articulação política entre os governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada;
  3. Realizar o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que alcançam resultados significativos para a vida de crianças e adolescentes.

Mais informações:
Ida Pietricovsky de Oliveira
Oficial de Comunicação do UNICEF
Telefone: (91) 3073 5700 ou 8128 9022

 

 
unite for children