Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Baixada Fluminense discute Igualdade Racial nas escolas

O objetivo é enfrentar as desigualdades raciais e implementar a Lei 10.639/03

Rio de Janeiro, 19 de março – As Escolas da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro realizam a I Jornada de Educação para Igualdade Racial. O evento começa nesta sexta-feira, dia 20 de março, e vai até domingo dia 22, no Sesc São João de Meriti. O encontro vai reunir educadores, jovens, representantes da sociedade civil e gestores públicos dos níveis federal, estadual e municipal para discutir a implementação da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana no currículo de todos os sistemas e modalidades de ensino do País.

A Jornada é uma iniciativa da ONG carioca “Se Essa Rua Fosse Minha”, com o apoio do UNICEF. Durante o evento, um termo de adesão para a criação da rede intermunicipal de aprendizagem para a promoção da igualdade étnico-racial será assinado pelos secretários municipais de Educação.

A atriz e poetisa Elisa Lucinda será a Mestre de Cerimônia da jornada. Além de sua participação na cerimônia de abertura, Elisa vai promover oficinas sobre como utilizar a poesia para promover a igualdade étnico-racial nas escolas.

A coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, Luciana Phebo, explica que a Baixada Fluminense foi escolhida para sediar a I Jornada por ser muito marcada por estereótipos e desigualdades. “O evento vai mostrar as potencialidades da região e desencadear ações efetivas para o enfrentamento desse problema no ambiente escolar”.

Durante os três dias de evento, serão realizados debates, conferências, oficinas temáticas e apresentações culturais com o objetivo de resgatar a identidade afrobrasileira e africana e trazer para o centro da discussão a questão étnico-racial.

Para o coordenador da ONG Se Essa Rua Fosse Minha, César Marques, a Jornada será um marco na política educacional do Estado do Rio de Janeiro. “Temos certeza de que a jornada vai contribuir para a construção de uma ação política integrada que mostre como enfrentar as desigualdades étnico-raciais nas escolas”.

Agenda
O quê: I Jornada de Educação para a Igualdade Racial
Onde: Sesc São João de Meriti – Av. Automóvel Club 66, Centro, São João de Meriti.
Quando: De 20 a 22 de março (20/3 – da 9h às 16h; 21/3 – das 9h às 18h; e 22/3 – das 9h às 12h)

Mais informações:
Letícia Serafim
(21) 8714 1545
(21) 3208 0080

 

 
unite for children