Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Esporte na pauta do Seminário Brasil-Reino Unido

Recife, 12 de março – O Seminário Brasil-Reino Unido reuniu no Recife, na terça-feira 10 de março, cerca de cem pessoas, entre professores, estudantes e gestores públicos dos dois países. O evento foi promovido pelo British Council (BC) como parte do programa Inspiração Internacional, que tem como parceiros o UNICEF e o UK Sport. Durante a programação, as pessoas puderam conhecer melhor o programa que visa a transformar a vida de milhões de crianças e adolescentes no mundo inteiro por meio do esporte.

O foco principal do seminário foi o intercâmbio entre 12 escolas britânicas e brasileiras por intermédio do projeto Dreams+Teams, de responsabilidade do BC. A iniciativa procura fomentar o protagonismo juvenil e a utilização da prática esportiva interagindo com o desenvolvimento acadêmico. Além de formar tutores e jovens líderes nas escolas, o D+T promove o intercâmbio entre os estabelecimentos de ensino nos dois países pela permanente troca de experiências e de visitas mútuas em que estudos de caso são socializados.

“Tenho aprendido muito com o projeto, me soltado mais. Agora nosso grupo tem participado mais de nossa comunidade”, revelou a jovem Laís Tenório, que estuda na escola Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios (AL). Nesse município, os jovens líderes participam do comitê gestor do Polo do Inspiração Internacional, que, com o UNICEF, promove o direito ao esporte em cinco cidades do interior alagoano. Laís foi uma das estudantes entrevistadas pela coordenadora do escritório do UNICEF no Recife, Ana Azevedo, num dos momentos do seminário.

“Não adianta falar de direito sem incluir o adolescente e a criança no papo. A questão que enfrentamos agora é: como o esporte pode se tornar uma politica pública? Nesse debate, a voz dessa turma é a que deve gritar mais”, afirmou Ilaria Favero, responsável no UNICEF pelo programa no Brasil. A diretora do British Council no Recife, Roberta Kacowicz, completou: “Se o programa chegou a esse sucesso todo, é pelo empenho de todos os parceiros envolvidos e principalmente dos jovens”.

Entre uma e outra apresentação, o seminário promoveu uma espécie de “feira de experiências”, em que as escolas dos dois países puderam mostrar o trabalho que vêm desenvolvendo. Alguns destaques foram a integração entre matemática e natação promovida pelas escolas Humberto Mendes (AL) e Cônego Olímpio Torres, de Tuparetama (PE), que vence o problema da falta de recursos com materiais pedagógicos produzidos a partir de material reciclado.

Ao final, seis grupos de trabalho discutiram os principais desafios do projeto para sua sustentabilidade, consequentemente para uma maior garantia do direito ao esporte e ao lazer. Os participantes detectaram a necessidade da criação de políticas públicas que garantissem esse direito, da valorização dos profissionais de educação física.

A falta de infraestrutura também foi ponto de debate, perfeitamente compreendido pelo representante do Ministério dos Esportes Antônio Apolinário. “Nós temos no Brasil cerca de 350 mil escolas públicas de segundo grau. Pouco mais da metade não tem quadra esportiva. Acredito muito num projeto como este e na mobilização dos jovens para que possamos enfrentar de uma vez esse problema”.

Inspiração Internacional – O Inspiração Internacional é um programa que visa a usar o poder do esporte para transformar a vida de milhões de crianças e adolescentes de países em desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa do UK Sports, em parceria com o Conselho Britânico, o UNICEF, o Foreign and Commonwealth Office (FCO), o Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BDF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG).

No Brasil, o Inspiração Internacional entrou em vigor em 2007, quando teve início o processo de parceria com 12 escolas em Alagoas e Pernambuco e 12 federações esportivas em três Estados. Isso além do Desafio Esporte e Cidadania, que estreou como tema dentro do eixo participação social do Selo UNICEF Município Aprovado.

Mais informações:
Escritório do UNICEF no Recife
Telefone: (81) 3059 5700
E-mail: recife@unicef.org

 

 
unite for children