Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Representantes do UNICEF e de Cabo Verde visitam posto de saúde e escola em Eusébio, no Ceará

Objetivo é conhecer trabalho de prevenção da transmissão do HIV da gestante para o bebê e o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Fortaleza, 12 de março – O município do Eusébio, a 20 km de Fortaleza, receberá nesta sexta-feira, dia 13 de março, a partir das 9 horas, uma visita de campo de participantes da V Reunião da Rede Laços Sul-Sul. A delegação será formada por Jimmy Kolker, Diretor do Programa de HIV/aids do UNICEF em Nova Iorque; oficiais do escritório do UNICEF no Brasil e em outros países; e representante do Ministério da Saúde de Cabo Verde, que está no Ceará participando da reunião do Laços Sul-Sul, que terminou nesta quinta-feira, dia 12.

A visita será iniciada no Posto de Saúde da Lagoinha (Rua Guaramirim, 11), e, em seguida, a comitiva vai até a Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas (Rua Irmã Ambrosina 266), no Centro do Eusébio. O objetivo é conhecer de perto o trabalho de prevenção da transmissão vertical do HIV (da mãe para o bebê, durante a gravidez, o parto e/ou a amamentação); bem como as ações de prevenção do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

No Brasil, o Ministério da Saúde determina que durante as visitas das gestantes aos postos de saúde, os municípios devem realizar o teste para o HIV. Isso para que, caso o resultado seja positivo, possam ser adotados os procedimentos para evitar que o vírus passe da mãe para o bebê, durante a gestação, o parto ou na amamentação. É um direito de toda mulher grávida saber a sua condição sorológica para o HIV. Por isso, o teste deve ser oferecido a todas as gestantes, independente da situação de vulnerabilidade para o HIV e deverá ser sempre voluntário e confidencial.

No segundo momento da visita, o grupo vai conhecer a Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, referência na implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. O SPE é uma parceria entre Ministério da Saúde, Ministério da Educação, UNICEF, UNESCO e UNFPA. O Projeto articula governo e organizações da sociedade civil para a promoção de ações integradas entre saúde e educação. Os objetivos do SPE são realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens articulando os setores de saúde e de educação; contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e os índices de evasão escolar causada pela gravidez na população de 10 a 24 anos; fomentar a participação dos jovens nos espaços de formulação e execução de políticas públicas de prevenção das DST/aids e do uso nocivo de drogas; apoiar as diferentes iniciativas que trabalham com promoção da saúde e prevenção nas escolas; e instituir a cultura da prevenção nas escolas e entorno.

Rede Laços Sul-Sul
A Rede Laços Sul-Sul (LSS) foi lançada em 2004, pelo governo brasileiro, para reforçar o enfrentamento à epidemia de aids. Atualmente, reúne outros sete países: Bolívia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O acordo prevê um compromisso comum desses oito países para assegurar o acesso universal à prevenção, ao tratamento do HIV/aids e à assistência, em uma perspectiva de atenção integral. A iniciativa promove a solidariedade entre países em desenvolvimento e um modelo de cooperação horizontal por meio do intercâmbio de informações e a elaboração conjunta de estratégias e planos de ação. Em dezembro de 2008, a iniciativa recebeu prêmio na Sede da ONU em Nova Iorque, como reconhecimento dos resultados alcançados pela cooperação sul-sul entre os países participantes e seus parceiros.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Ana Márcia Diógenes (85) 9928 0012
Alexandre Magno Amorim (61) 3035 1947

 

 
unite for children