Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Arcoverde mobiliza-se em torno do esporte educacional

© Henry Pereira/Estação da Cultura
Basquete e outros esportes foram adaptados para o local e o público.

Recife, 2 de fevereiro – Durante quatro dias, na última semana de janeiro, o município de Arcoverde, em Pernambuco, respirou esportes. De terça a quinta, 900 crianças e adolescentes em três localidades participaram de um grande festival esportivo, mobilização que faz parte do programa Inspiração Internacional. Em forma de circuito, as atividades colocavam lado a lado brincadeiras, como pula corda, e modalidades esportivas adaptadas, como futebol, basquete e voleibol.

Na sexta-feira, finalizando o processo, governo e sociedade civil reuniram-se para discutir potencialidades e entraves ao direito ao esporte e ao lazer no Fórum de Esportes. Divididos em três grupos de trabalho, representantes das entidades e jovens identificaram as prioridades de cada área geográfica e encaminharam suas demandas ao poder público. Em todos os momentos, estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, do Conselho de Direito, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Ação Social.

As propostas deixaram claras as oportunidades advindas de projetos já existentes, como o Peti e o Pró-Jovem, assim como a necessidade de melhorias na infraestrutura esportiva existente, de incentivo às parcerias e de criação do Conselho Municipal de Esportes.

Na ocasião, o poder público municipal apresentou o projeto Arcoverde Esporte e Ação, que pretende atingir toda a comunidade escolar (cerca de 5 mil crianças e adolescentes) e a sociedade civil organizada. O projeto é fruto da passagem da Caravana do Esporte (UNICEF/IEE/ESPN).

© Henry Pereira/Estação da Cultura
Ana Azevedo, coordenadora do escritório do UNICEF no Recife, participou do Fórum do Esporte na sexta-feira 30 de janeiro.

A coordenadora do escritório do UNICEF no Recife, Ana Azevedo, esteve no Fórum e percebeu o início de um trabalho que já vem mostrando resultados. “Está claro que é possível garantir o direito ao esporte e ao lazer a todas as crianças. Para isso, é importante a parceria do poder público com toda a sociedade, para que não se trabalhe de forma isolada”.

Inspiração Internacional – O Inspiração Internacional é um programa que visa a usar o poder do esporte para transformar a vida de milhões de crianças e adolescentes de países em desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa do UK Sports, em parceria com o Conselho Britânico, o UNICEF, o Foreign and Commonwealth Office (FCO), o Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BDF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG).

O programa está em sua segunda fase no Brasil. O Polo Pernambuco, que congrega Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim e Pedra, pretende aprofundar a metodologia empregada no Selo UNICEF para disseminar boas práticas na garantia do direito ao esporte e ao lazer para crianças e adolescentes.

Mais informações:
Escritório do UNICEF no Recife
Telefone: (81) 3059 5700
E-mail: recife@unicef.org

 

 
unite for children