Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF discute Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Conferência Internacional

Diretor Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe traça panorama da região sobre mortalidade infantil e na infância

Brasília, 18 de novembro – Entre 18 e 20 de novembro, será realizada, em Brasília, a I Conferência Nacional e I Internacional para o Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Relativos ao Setor Saúde. O evento, coordenado pelo Ministério da Saúde brasileiro, contará com as presenças do Diretor Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Nils Kastberg, da Representante Residente das Nações Unidas no Brasil, Kim Bolduc, de representantes de outras agências da ONU e representantes da sociedade civil. O evento contará com delegações e conferencistas de 19 países, principalmente da América Latina e Caribe e lusófonos, entre eles, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, além de Canadá e Espanha.

Durante três dias, os participantes da conferência vão discutir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 4, 5 e 6, que são, respectivamente, a redução da mortalidade na infância; a melhoria da saúde materna; e o combate ao HIV/aids, a malária e outras doenças. O evento é uma oportunidade em que especialistas poderão debater os principais desafios na busca da ampliação da cobertura e da melhoria da qualidade dos serviços essenciais para a população, como os de saúde; da identificação das iniqüidades sociais, raciais, de gênero e geográficas; e, também, sobre como dar respostas positivas aos desafios enfrentados pelos países.

Em relação à mortalidade de crianças menores de 5 anos, o Brasil é um dos países que promoveu grandes avanços. Segundo dados do IBGE, de 1990 a 2006, houve uma redução de mais de 50% na taxa de mortalidade na infância. Hoje, de acordo com a estimativa da Rede Interagencial de Informação para a Saúde, o indicador, em 2007, foi de 23 óbitos para cada mil nascidos vivos.

A cerimônia de abertura da Conferência acontece nesta terça-feira (18), às 10h, no Palácio do Itamaraty. Na oportunidade, além de pronunciamentos do Ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, e de outras autoridades, o Diretor Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Nils Kastberg, falará em nome da Organização das Nações Unidas, como uma demonstração dos esforços coordenados que o sistema ONU vem empreendendo para ajudar os países a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Além disso, Kastberg será um dos expositores do Painel I: Estratégias de enfrentamento do óbito neonatal e infantil e qualificação do acompanhamento do desenvolvimento da criança até 5 anos, que acontece a partir das 15h30 do dia 18 de novembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ele vai traçar um panorama sobre a mortalidade infantil e na infância na América Latina e no Caribe.

Serviço:
O quê: I Conferência Nacional e I Internacional para o Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Relativos ao Setor Saúde/Países Latino-americanos e de Língua Portuguesa
Onde: Palácio do Itamaraty, Brasília
Quando: 18 a 20 de novembro

Para mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Letícia Sobreira
Telefone: (61) 3035 1917 – e-mail: lsobreira@unicef.org
Pedro Ivo Alcantara
Telefone: (61) 3035 1983 – e-mail: pialcantara@unicef.org

 

 
unite for children