Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

IBFAN lança Iniciativa para o Desenvolvimento Mundial do Aleitamento Materno no mundo árabe

Genebra, 11 de novembro – A Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) está celebrando o Dia Internacional dos Direitos da Criança juntamente com representantes do UNICEF, da Organização Mundial da Saúde e de autoridades egípcias neste dia 20 novembro, em Ismaília, no Egito.

Com a elevação dos preços dos alimentos, a economia global em crise e o escândalo da contaminação de leite infantil ainda impactando milhares de vidas, agora mais do que nunca, o direito de cada criança à saúde e à nutrição adequada deve estar no topo de todas as agendas. Na busca de soluções para essas questões, a IBFAN vai lançar no mundo árabe a Iniciativa para o Desenvolvimento Mundial do Aleitamento Materno (WBTi), no próximo dia 20 de novembro, das 15h às 18h, no Hotel Mercure Forsan Island, na cidade de Ismaília, no Egito.

“Essa iniciativa já foi implementada em 51 países,” explica o Dr. Mohamed Marwan da IBFAN no Egito. “Estamos entusiasmados com o seu lançamento no mundo árabe neste dia tão importante”

De acordo com o UNICEF, em todo o mundo em desenvolvimento, somente 38% dos bebês com menos de seis meses de idade são alimentados exclusivamente com o leite materno. “Amamentar é uma ferramenta-chave para melhorar a sobrevivência da criança,” disse a diretora executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, no lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, em agosto deste ano. “O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar até 13% das mortes de menores de 5 anos nos países em desenvolvimento.”

A Organização Mundial da Saúde também estimula a amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses da vida como forma de reduzir a mortalidade infantil ligada à desnutrição, à infecção respiratória aguda, à diarréia e a outras doenças infecciosas. Amamentar contribui ainda para a saúde das mães, e cria um vínculo maior entre a mãe e a criança.

O evento do dia 20 de novembro está sendo organizado pela IBFAN com o apoio do governo de Noruega. O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, é um aliado de longa data da saúde infantil e materna e, em 2007, prometeu o equivalente a um bilhão de dólares americanos para essa causa.

A Iniciativa para o Desenvolvimento Mundial do Aleitamento Materno (WBTi)
A WBTi é uma iniciativa global para avaliar políticas e programas de apoio ao aleitamento. Até 2009, mais de 100 países deverão participar do WBTi, criando e alimentando base de dados com informações sobre políticas e programas de apoio ao aleitamento materno, e também de saúde infantil e materna.
Saiba mais em http://www.worldbreastfeedingtrends.org/

Mais informações no Brasil:
Marina Rea – Comitê consultivo IBFAN América Latina e Caribe, IBFAN Brasil.
E-mail: marifrea@usp.br
Fone: (11) 9903 3801

 

 
unite for children