Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Inspiração Internacional é lançado no Brasil

© UNICEF/BRZ/Daniel Lima
Diversas autoridades estiveram no Palácio do Campo das Princesas para o lançamento do Inspiração Internacional.

Recife, 3 de novembro – A representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, esteve no Recife, nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, para o lançamento nacional do Programa Inspiração Internacional. Legado social dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, em 2012, o Inspiração Internacional tem como missão transformar a vida de 20 milhões de crianças e adolescentes em vinte países por meio da prática esportiva. O evento foi realizado no Palácio do Campo das Princesas e também contou com a participação da ministra dos Jogos Olímpicos de Londres, Tessa Jowell; do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do ministro brasileiro dos Esportes, Orlando Silva, além de diversos secretários do Estado, integrantes de federações esportivas, de escolas e representantes de municípios participantes e de entidades parceiras.

O Brasil é um dos primeiros cinco países a receber o programa, que teve início em abril do ano passado, com o Desafio Esporte e Cidadania, tema integrante do eixo de Participação Social no processo do Selo UNICEF. “Compreendemos que o esporte e o lazer são direitos de todos os meninos e meninas. Incorporá-lo à grande mobilização que envolve o Selo UNICEF Município Aprovado foi uma forma de sensibilizar os gestores públicos para o tema”, afirmou Marie-Pierre que, após a solenidade, foi conferir um grupo de 50 crianças participando de uma demonstração da metodologia Dreams and Teams (D+T), proposta pelo British Council (Conselho Britânico) que, assim com o UK Sports, é também parceiro na implementação do Inspiração Internacional no Brasil.

© UNICEF/BRZ/Daniel Lima
Marie-Pierre Poirier conversa com integrantes do Pólo Alagoas do Inspiração Internacional, durante o evento do lançamento do programa, em Recife.

Já neste primeiro ano de atividades, o Inspiração tocou a vida de mais de 400 mil crianças nos 11 Estados que compõem o Semi-árido brasileiro, seja por meio das mobilizações e festivais de esporte e cidadania propostos pelo Selo UNICEF, ou nas 12 escolas atendidas pelo D+T, ou como integrantes de federações capacitadas por meio do trabalho do UK Sport.

Na fase que agora se inicia, o objetivo do UNICEF é aprofundar a metodologia desenvolvida no Selo em quatro pólos microrregionais que agrupam 18 municípios em Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Ceará. Em cada um desses pólos, foi montado um conselho gestor com representantes dos municípios, de conselhos de direitos das crianças, entidades da sociedade civil, instituições de ensino superior, grupos de jovens e outros parceiros.

Até abril de 2009, o processo de capacitações e mobilizações coletivas deverá fazer com que cerca de 400 professores e voluntários e mais de 10 mil crianças e adolescentes tenham a oportunidade de vivenciar experiências de educação física inclusiva e esporte educacional.

Mais informações:
Inácio França
Assessoria de Comunicação do UNICEF em Recife
Telefone: (81) 3059 5700
E-mail: ifranca@unicef.org

 

 
unite for children