Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mata de São João ganha Centro de Referência em Educação Infantil e Atenção Familiar

Salvador, 4 de novembro – Uma parceria firmada entre o UNICEF, a Fundação Iberostar e a Prefeitura de Mata de São João (BA) está contribuindo para o fortalecimento da política municipal de atenção a crianças de até 6 anos. Nesta quarta-feira, 5 de novembro, às 10 horas, será inaugurado o Centro de Referência em Educação Infantil e Atenção Familiar Don Miguel Fluxá Rosselló (Rua Laurindo Régis, s/n, Centro).

Representantes do grupo hoteleiro espanhol e do UNICEF entregarão oficialmente a unidade ao município, que assumirá a gestão do Centro. Confirmaram presença no evento o prefeito João Gualberto; Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador; Pedro Pizá, gerente da Fundação Iberostar; Esteban de la Cruz, diretor de projetos e investimentos do Grupo Iberostar no Brasil; e David Malagelada, diretor do Complexo Hoteleiro Iberostar na Praia do Forte.

O Centro de Referência tem capacidade para atender 100 crianças em tempo integral (das 7h30 às 16h30). Em 400 m2 de área, dispõe de cinco salas de aula, brinquedoteca, parque, berçário, sala de amamentação, ambulatório, cozinha, refeitório e quatro banheiros. A unidade conta com uma equipe fixa e interdisciplinar de 20 profissionais e com o apoio de agentes comunitários de saúde, do posto do Programa de Saúde da Família e do Conselho Tutelar.

A inauguração do espaço em Mata de São João é resultado de um amplo projeto da Fundação Iberostar e do UNICEF – o Tecendo a Manhã –, voltado para a garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento integral e integrado de crianças pequenas do Litoral Norte da Bahia. Além da construção do Centro, em terreno cedido pela prefeitura, a iniciativa prevê o desenvolvimento de capacidades de gestores públicos, técnicos municipais e famílias no cuidado e na proteção das meninas e meninos de até 6 anos, totalizando um investimento de US$ 500 mil.

A proposta é melhorar o acesso e a qualidade da educação infantil, integrar e fortalecer a rede de atendimento a crianças pequenas. A parceria com a organização não-governamental Avante – Educação e Mobilização Social possibilitou, em 2007, a capacitação de 131 multiplicadores, entre professores da rede municipal de ensino, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e conselheiros Tutelares, dos Direitos da Criança, da Saúde, da Educação e da Assistência Social.

“Articulamos os diversos setores na construção de um espaço de referência na atenção à primeira infância. Vamos dar continuidade ao monitoramento e acompanhamento das ações com as famílias e às capacitações da equipe do Centro na área pedagógica. Nossa expectativa é que a prefeitura faça dessa unidade um modelo de atendimento para todas as escolas de educação infantil da rede municipal”, diz Vilma Cabral, gerente de programas do UNICEF. A repositora de supermercado Gilcélia Pereira comemora a matrícula do neto Pablo Patrício, de 2 anos, no Centro de Referência. “A mãe dele é doméstica e sai todo dia para trabalhar. Aqui tem ensinamento, alimentação, tudo de bom”, afirma.

Mais informações:
Andréia Neri – Assessora de Comunicação do Escritório do UNICEF em Salvador
Telefone: (71) 3183 5700 ou 9199 0913
E-mail: aneri@unicef.org

 

 
unite for children