Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Rainha Rania, da Jordânia, visita projeto apoiado pelo UNICEF em São Paulo, para promover educação de qualidade no Brasil

Sua Majestade, que é Defensora Eminente do UNICEF para as Crianças, conheceu a Cidade-Escola Aprendiz na manhã desta sexta-feira

© UNICEF/BRZ/Kent Page
Rainha Rania Al Abdullah, da Jordânia, Defensora Eminente do UNICEF para as Crianças, durante visita à Cidade-Escola Aprendiz, na capital paulista.

São Paulo, 24 de outubro – Como parte de uma visita de Estado oficial ao Brasil, a rainha Rania Al Abdullah, da Jordânia, Defensora Eminente do UNICEF para as Crianças, visitou a Cidade-Escola Aprendiz na manhã de hoje.

Em sua visita, a rainha observou as atividades desenvolvidas pela Cidade-Escola Aprendiz, programa que representa o que há de melhor em educação: uma “escola para a vida”, que trabalha para atender às necessidades da criança, de sua família e sua comunidade, reconhecendo que educação vai muito além de saber ler e escrever.

“Fiquei muito impressionada esta manhã, ao visitar a Cidade-Escola Aprendiz apoiada pelo UNICEF, aqui em São Paulo”, declarou a rainha Rania. “Fiquei particularmente comovida pelo interesse pelo aprendizado manifestado pelas crianças e adolescentes que participam desse inovador programa educativo.”

“As crianças não têm apenas o direito de aprender; elas têm o direito de ser preparadas para tornar-se cidadãos ativos e produtivos”, disse Sua Majestade. “Quando diferentes atores sociais da comunidade – incluindo organizações públicas e privadas – compartilham a responsabilidade pela educação, ajudam a assegurar uma educação de melhor qualidade, ao mesmo tempo em que se tornam parceiros indispensáveis no sucesso dos alunos.”

A Cidade-Escola Aprendiz é uma organização não-governamental apoiada pelo UNICEF no Brasil, localizada no bairro de Vila Madalena, na cidade de São Paulo, que desde 1997 vem desenvolvendo, utilizando e divulgando o conceito de educação comunitária. A rainha Rania estava acompanhada da princesa Noor Hamzah, esposa do príncipe Hamzah, irmão do rei Abdullah.

A rainha Rania conversou com as crianças, estudantes e educadores a fim de entender a exclusiva metodologia educacional do Aprendiz: como as necessidades de aprendizado de cada criança são tratadas de maneira multidimensional.

A Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, explica que “o aprendizado é reforçado pelo enfoque interativo de aprender fazendo num ambiente colorido e estimulante. A comunidade onde as crianças vivem tem um papel fundamental na promoção da educação pública de qualidade”.

Por exemplo, as oficinas têm lugar em museus e teatros, as aulas de química são ministradas em restaurantes e a educação física é conduzida em parques localizados perto das escolas. As atividades do projeto ajudaram a transformar o bairro numa imensa sala de aula ao ar livre, por meio da qual as escolas se articulam com outros espaços comunitários para estimular o aprendizado das crianças e dos adolescentes em toda parte, todo o tempo.

A Cidade-Escola Aprendiz criou um ambiente apoiado pela comunidade, que encoraja cada criança a ser aquele indivíduo único que de fato é e cria novas oportunidades de aumentar seu conhecimento para enfrentar os desafios da vida moderna como cidadão capaz de desempenhar um papel produtivo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O UNICEF apóia a divulgação da metodologia educacional do projeto Aprendiz em todo o Brasil.

A rainha Rania foi nomeada Defensora Eminente do UNICEF para as Crianças em janeiro de 2007. Ela desempenha um papel importante ao chamar a atenção da comunidade internacional e da mídia para os desafios que as crianças e os adolescentes enfrentam em todo o mundo, especialmente no que concerne à educação.

Mais informações:
Assessora de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga, São Paulo: (11) 3278 5701 ou 8561 1414; e-mail: aalvarenga@unicef.org;
Alexandre Magno, Brasília: (61) 3035 1947 ou 8166 1636;
e-mail: aamorim@unicef.org
Kent Page, Chefe da Assessoria de Comunicação do UNICEF, Brasília: (61) 8166 1648; e-mail: kpage@unicef.org

 

 

 

 

Imagens do evento

Fotos: © UNICEF/BRZ/ Kent Page

Clique nas imagens para ampliá-las


unite for children