Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Pesquisa sobre a infância no Maranhão será divulgada neste Dia das Crianças

A quarta edição do Observatório Criança será apresentada neste domingo, às 16h, na Praça Maria Aragão, durante a 2ª Feira do Livro de São Luís
 
São Luís, 10 de outubro – Neste domingo, 12 de outubro, Dia das Crianças, o Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, em parceria com o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente e o UNICEF, apresenta a quarta edição do Observatório Criança, às 16h, durante a II Feira do Livro de São Luís. O documento é resultado do acompanhamento da situação de direitos da criança e do adolescente no Maranhão nas áreas de assistência social, saúde, educação, exploração do trabalho infantil e violência, referente aos anos de 2003 a 2005, sob a coordenação de Nelma Silva e consultoria da Profª. Drª. Cândida da Costa.

De acordo com Nelma Silva, coordenadora do Centro de Defesa Marcos Passerini, os dados e reflexões feitas pelo Observatório Criança são de interesse do Poder Público e de cada cidadão. “Esperamos que as autoridades nos âmbitos executivo, legislativo e da justiça possam rever, corrigir e melhorar suas práticas, para produzir melhores condições de vida à população infanto-juvenil e suas famílias, assim como a sociedade de modo geral, por meio de suas organizações civis, possam desempenhar seu efetivo papel no controle social”, frisa Nelma.
 
Ao longo de cinco anos e quatro edições do Observatório Criança, já foram sistematizadas informações relativas às políticas de saúde, educação, assistência social, orçamento público e, ainda, sobre crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas de violência sexual, física, psicológica e da exploração do trabalho infantil – de 1998 a 2005.

A metodologia incluiu o levantamento de dados em fontes secundárias e fontes primárias, incluindo entrevistas com crianças, adolescentes e jovens sobre a situação que vivenciam na sociedade. Foi realizada ainda uma pesquisa de opinião para detectar a ‘sensibilidade social’ sobre a problemática da infância e da juventude. Também aponta “pontos críticos” da situação da infância e juventude no Maranhão, como os dados do trabalho infantil e da violência contra crianças e adolescentes.

“O Observatório Criança é um instrumento de ampliação do controle social, na medida em que a sistematização dos dados é imprescindível para subsidiar a atuação dos agentes sociais comprometidos com a transformação social e, conseqüentemente, com a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes maranhenses”, explica Nelma.
 
Divulgação do Observatório – A apresentação do conteúdo da nova edição do Observatório Criança será feita no próximo domingo, dia 12/10, às 16h, na Casa do Escritor, na 2ª Feira do Livro de São Luís, na Praça Maria Aragão.

Mais informações:
Andréia Barbosa – Assessora de Comunicação do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini CDMP – Telefone: (98) 8817 8300 ou 3231 1445.
Immaculada Prieto – Assessora de Comunicação do UNICEF – Telefone: (98) 8111 7492 ou 4000 5700.

 

 
unite for children