Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Sertão vai discutir Esporte e Cidadania

Recife, 23 de setembro – Cento e cinquenta professores, monitores, jovens voluntários, estudantes de educação física e gestores municipais participarão do I Seminário Esporte e Cidadania no Semi-árido, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro (quinta-feira), no Centro de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa/Cesa). O evento começa às 9h e será promovido pelo UNICEF e pelo comitê gestor do programa Inspiração Internacional no Pólo Pernambuco. Durante a manhã, haverá duas mesas de debates. Uma sobre Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes e outra sobre Esporte e Cidadania. À tarde, o grupo divide-se para participar de cinco oficinas específicas.

Os participantes serão indicados pelos quatro municípios que compõem o pólo: Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde e Pedra. O seminário tem como objetivo propor melhorias às práticas de educação física e esportes nos municípios do Semi-árido brasileiro. "É preciso que a prática esportiva e a educação física inclusiva sejam vistas também como direitos das crianças e adolescentes. A garantia desses direitos passa pela formação dos professores, da existência de infra-estrutura adequada e das políticas públicas sustentáveis", defende a coordenadora do escritório do UNICEF no Recife, Ana Azevedo.

Henry Pereira, integrante da ONG Estação da Cultura e articulador do comitê gestor do Pólo Pernambuco, acredita que os resultados do seminário não demorarão a aparecer. "Vamos procurar sair daqui já com compromissos acertados. Aos poucos, os professores vão se sentindo mais valorizados e qualificados para atender às demandas das crianças. Temos que quebrar o tabu de que o esporte é apenas para os que têm mais aptidão. Quem está na ponta deve ser criativo para fazer com que as aulas possam ser cada vez mais inclusivas".

O Inspiração Internacional é uma iniciativa do UK Sports (Ministério dos Esportes do Reino Unido), em parceria com o UNICEF e o Conselho Britânico. No Brasil, as atividades tiveram início no ano passado, com o Desafio Esporte e Cidadania, seminários sobre o desenvolvimento do esporte e formações de jovens líderes em algumas escolas estaduais. A partir de outubro, as formações para professores e voluntários intensificar-se-ão em cerca de 20 municípios que compõem pólos micro regionais em quatro Estados do Semi-árido brasileiro.

Também estão previstas dez mobilizações em torno do tema nesses mesmos municípios, em que deverão participar cerca de 5 mil crianças.

O comitê gestor do Pólo Pernambuco reúne, além do poder público dos quatro municípios, representantes de conselhos de direitos da criança e do adolescente, da Gerência Regional de Educação, da Secretaria dos Esportes, do Centro de Ensino Superior de Arcoverde, além da ONG Estação da Cultura.

Mais informações:
Inacio França
Telefone: (81) 3059 5700
E-mail: ifranca@unicef.org

 

 
unite for children