Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Descobrindo a cultura e a identidade afro-brasileira e indígena da Amazônia maranhense

UNICEF promove novo encontro da Agenda Criança Amazônia para discutir como os municípios podem reconhecer e valorizar sua origem afro-brasileira e indígena

São Luís, 10 de setembro – A Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena é o tema do novo encontro da Agenda Criança Amazônia, promovido pelo UNICEF, nos dias 11 e 12 de setembro, das 9h às 17h30, na Casa de Retiro Oásis, na capital maranhense. O evento faz parte do processo de mobilização dos 34 municípios que participam da Agenda Criança Amazônia no Maranhão. Ao todo, em sua primeira etapa, a iniciativa envolve 82 municípios dos Estados do Amazonas, Maranhão e Pará.

Com nove milhões de crianças e adolescentes, a Amazônia Legal Brasileira concentra o maior número de comunidades indígenas do País e o segundo número de comunidades quilombolas. “Portanto, não é possível olhar para a Amazônia e ver apenas a riqueza natural, precisamos reconhecer sua diversidade étnica e cultural” destaca Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís. “Para realmente garantir o direito à saúde, à educação, à cultura, ao lazer, precisamos considerar a origem e a história de cada criança e adolescente”, completa a coordenadora.

Lançada no início deste ano, a Agenda Criança Amazônia visa a garantir que as crianças e os adolescentes sejam prioridade absoluta nas políticas públicas municipais. Nesse sentido, um dos eixos de ação é a Participação Social. A idéia é incentivar os municípios para que criem oportunidades para que os meninos, as meninas, suas famílias e comunidades participem do desenvolvimento local, incluindo a discussão, elaboração e acompanhamento das políticas públicas. E, certamente, a cultura é um desses espaços de participação.

Com esse objetivo, estão sendo convidados a participar do evento o articulador municipal da Agenda, um mobilizador cultural e um representante do movimento indígena ou negro de cada um dos 34 municípios participantes. No primeiro dia, os participantes discutirão – com apoio de especialistas – a identidade étnico-racial da Amazônia maranhense. Também haverá uma vivência corporal de dança afro-brasileira, com o professor Álvaro Santos, do Grupo Okun de Cultura Afro-Brasileira (SP), bem como a apresentação do espetáculo teatral Catirina, com 30 adolescentes do Pró-Jovem e Adolescentes do município de Itapecuru-Mirim (MA).

Na sexta-feira, a programação será dedicada à discussão da metodologia proposta pelo UNICEF, incluindo a realização de mapeamento cultural, registro de manifestação cultural e construção de política pública na área. Para debater o tema, foram convidados a socióloga Lícia Barbosa, do Ceafro, de Salvador (BA), Luis Carlos de Matos Bonates, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas, de Manaus (AM), e Valdeny Barros, mestrando em Políticas Públicas da UFMA, de São Luís (MA).

“Com novas ferramentas e conteúdos, acreditamos que cada município tenha muito a realizar. E, ao fortalecer sua cultura e identidade, estaremos avançando no desenvolvimento local e na garantia de direitos à infância e à adolescência”, conclui Eliana Almeida.

Agenda
O quê: Encontro Agenda Criança Amazônia – Cultura e Identidade Afro-brasileira e indígena
Quando: 11 e 12 de setembro de 2008, das 9h às 17h30.
Onde: Casa de Retiro Oásis, Rua Frei Hermenegildo, 380 – Bairro Aurora, São Luís (MA).

Informações para imprensa:
Immaculada Prieto
Telefone: (98) 8111 7492
E-mail: iprieto@unicef.org

Programação do Encontro
Agenda Criança Amazônia – Cultura e Identidade Afro-brasileira e indígena

Dia 11/9
8h30 – Recepção e cadastramento
9h – Boas-vindas e dinâmica de apresentação com símbolos dos municípios
9h45 – Agenda Criança Amazônia – Onde estamos (UNICEF)
10h15 – Intervalo
10h30 – Roda de relato dos municípios – O que já foi realizado em 2008?
11h30 – Experiência do município de Capanema (PA) – Convidada: Nívea Costa, articuladora municipal
12h30 – Almoço
14h00 – O que é Participação Social? – Convidados: CEDCA–MA e ONG Formação (MA)
15h00 – Intervalo
15h15 – Vivência corporal – Convidado: Alvaro Santos (Grupo Okun de Cultura Afro-Brasileira-SP)
15h45 – Identidade e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no Maranhão – Convidados: Aconeruq e Coapima
18h00 – Encerramento
19h00 – Jantar

Dia 12/9
8h30 – Dinâmica de recomeçar
9h00 – Guia Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena – Conceitos, etapas, produtos e avaliação
 Convidado – Ceafro (BA), debatedor: Akoni
10h15 – Intervalo
10h30 – Mapeamento cultural e registro da manifestação
11h30 – Construção de políticas públicas – Convidados: Luis Carlos de Matos Bonates – Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas e Valdeny Barros – Mestrando em Políticas Públicas/UFMA
12h30 – Almoço
14h00 – Trabalho em grupos – Idéias e pré-planejamento em cada município
16h30 – Avaliação e encerramento

 

 
unite for children