Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF faz balanço de avanços sociais da infância e da adolescência no Ceará

Após 10 anos à frente da instituição em Fortaleza, o coordenador, Patricio Fuentes, aposenta-se

Fortaleza, 8 de setembro – Nesta terça-feira, 9 de setembro, às 9h30min, o coordenador do escritório do UNICEF para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Patricio Fuentes, concederá uma entrevista coletiva à imprensa para fazer um balanço do comportamento de alguns indicadores sociais relativos à infância e adolescência nos últimos 10 anos no Estado do Ceará. Ao mesmo tempo, ele vai apresentar temas e propostas que deveriam ser incluídos nas plataformas de trabalho dos candidatos às prefeituras de Fortaleza e dos demais municípios do Ceará. Na coletiva, serão abordadas questões como mortalidade infantil, gravidez na adolescência, registro civil, nutrição, analfabetismo e trabalho infantil.

A entrevista coletiva representa uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo UNICEF no Ceará, uma vez que Fuentes está se aposentando da instituição, após 10 anos à frente do escritório do UNICEF em Fortaleza. A coletiva acontece na sede do UNICEF na capital cearense, que fica no térreo do Edifício Seplag, no Centro Administrativo do Estado, no bairro do Cambeba.

Chileno naturalizado brasileiro, Patricio Egon Fuentes Sarmiento é formado em Administração Pública pela Universidade do Chile; tem mestrado em Economia Regional, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e é PhD em Economia, pela Universidade de Manchester, na Inglaterra. Atuou nas universidades federais do Pará e de Minas Gerais.

Em nível nacional, foi Diretor do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição e, no Ministério da Agricultura, exerceu a Chefia da Assessoria Econômica da Subsecretaria de Planificação e Pressuposto e a Coordenadoria do Programa de Estatísticas Agropecuárias.

Desde 1985, é funcionário do UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Na instituição, iniciou suas atividades como Assessor Regional de programas de serviços básicos urbanos e rurais para América Central e Panamá. Em dois países, foi designado Representante do UNICEF – Honduras (1989 a 1993) e Argentina (1995 a 1998) –, ocasiões em que coordenou o programa de cooperação técnica e financeira desses países e fez a representação política perante o governo, missões e organismos internacionais.

Em 1994, trabalhou como assessor em Comunicações e Relações Externas da Direção Regional do UNICEF para América Latina e Caribe, em Bogotá, na Colômbia.  Desde 1998, vem atuando como coordenador do Escritório do UNICEF em Fortaleza, responsável pela implementação dos programas do UNICEF no Ceará e Rio Grande do Norte. E, a partir de 2007, passou a ser o responsável também pelo Estado do Piauí.

Com a aposentadoria de Patricio Fuentes, a jornalista Ana Márcia Diógenes, Assessora de Comunicação do UNICEF para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e que atua no UNICEF desde fevereiro de 2001, assume interinamente a coordenação do escritório, até que seja designado o novo coordenador.

Mais informações:
Escritório do UNICEF em Fortaleza
Telefone: (85) 3306 5700

 

 
unite for children