Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Esporte e arte como ferramentas de educação são temas de encontro em Salvador

1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música da ESPN reúne educadores, ONGs, atletas e professores da rede municipal de ensino. Daniela Mercury e grandes nomes do esporte, como Ana Moser e Lars Grael, participam do evento.

Salvador, 29 de agosto – Depois de percorrer mais de 150 mil quilômetros em quatro anos de ação, visitar 32 cidades em 15 Estados brasileiros e atender mais de 60 mil crianças e 9 mil professores da rede pública de ensino, os projetos sociais Caravana do Esporte e Caravana da Música realizam encontro para fazer um balanço das atividades e debater o papel do esporte e da arte como ferramentas de educação. De 29 a 31 de agosto, será realizado no Hotel Pestana, em Salvador (BA), o 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música. O evento é promovido pela ESPN, em parceria com o UNICEF, o Instituto Esporte Educação e a cantora Daniela Mercury.

O encontro vai reunir educadores e representantes de todos os municípios já atendidos pelos dois projetos sociais, além de representantes de ONGs, atletas e professores da rede municipal de ensino para três dias de reflexão, avaliação e troca de experiências. Participam do evento a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, a cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF para as crianças brasileiras, e grandes nomes do esporte nacional, como Ana Moser, Lars Grael, Patrícia Medrado, Soraia André e Diogo Silva.

Também participam deste 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música professores dos dois projetos sociais, secretários de Educação, Esporte e Cultura dos municípios envolvidos e representantes regionais do UNICEF. Cada município terá dois representantes, que podem ser secretários municipais, professores e/ou líderes comunitários que se destacaram na mobilização para o projeto em sua cidade.

Entre os principais objetivos do 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música, estão avaliar o trabalho de continuidade desenvolvido pelos municípios e a aplicação de políticas públicas para crianças e adolescentes, além de propiciar a troca de experiências socioeducativas entre os participantes e estabelecer propostas de continuidade do trabalho com o esporte e a arte educacionais nas comunidades envolvidas. Ao final do encontro, serão definidos planos político-pedagógicos para orientar a continuação da Caravana do Esporte e da Caravana da Música nos municípios nos próximos meses até a realização do próximo Fórum, em maio de 2009.

“O 1° Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música é mais uma conquista nestes quatro anos de projeto. A primeira oportunidade de reunir educadores e gestores de municípios de todo o Brasil. Comunidades com realidades tão diversas e, em alguns pontos, tão semelhantes: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sertanejos, pessoas do interior e de grandes centros urbanos, todos juntos para um grande debate sobre a utilização do esporte e da arte na educação das crianças brasileiras!”, conta Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música.

Esporte e Arte para Educar
Criada em 2005 pela ESPN, a Caravana do Esporte já percorreu 32 cidades em 15 Estados brasileiros, utilizando o esporte para educar. Em cada localidade atendida, uma equipe de professores e atletas desenvolve oficinas esportivas com alunos de 7 a 14 anos e oficinas com professores da rede pública de ensino. A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF, que chancela o projeto e indica as cidades que serão atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte brasileiro.

Já a Caravana da Música foi criada em 2007 pela ESPN, em parceria com o UNICEF e a cantora Daniela Mercury, com o objetivo disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança. Nas comunidades atendidas, profissionais indicados por Daniela Mercury realizam oficinas de música e dança com alunos de 6 a 14 anos e oficinas com professores da rede municipal de ensino para capacitá-los a dar continuidade ao projeto depois da passagem da Caravana.

O canal ESPN Brasil exibe documentários com o melhor das matérias e dos trabalhos realizados em cada uma das comunidades visitadas. A série de programas da Caravana do Esporte já recebeu diversas premiações.

Municípios participantes do 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música:
Alcântara (MA), Soure (PA), Caarapó (MS), Boa Vista do Ramos (AM), Curaçá (BA), Formosa (GO), Palmeira dos Índios (AL), Santarém (PA), Caracol (PI), Conceição do Coité (BA), Itapecuru Mirim (MA), Dourados (MS), Itaobim (MG), Uauá (BA), Nova Olinda (CE), Salvaterra (PA), Quebrangulo (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP), Arcoverde (PE), Buíque (PE), Pedra (PE), Pesqueira (PE), São Caetano (PE), Senhor do Bonfim (BA), Aquidauana (MS), Ibotirama (BA), Santa Cruz Cabrália (BA), Canindé de São Francisco (SE), Sorocaba (SP), Canarana (MT) e Nova Iguaçu (RJ).

Mais informações:
UNICEF
Alexandre Magno Amorim, Assessor de Comunicação
Telefone: (61) 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

 

 
unite for children