Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Educação profissionalizante impulsiona desenvolvimento local no Maranhão

De 13 a 15 de agosto, o UNICEF e a ONG Formação promovem o I Encontro dos Centros de Ensino Médio Profissionalizante (Cemps) para aprofundar a discussão sobre essa inovadora experiência que hoje contribui com o desenvolvimento da Baixada Maranhense – Campos e Lagos

São Luís, 12 de agosto – Pesquisadores, gestores públicos, técnicos, professores e alunos dos Centros de Ensino Médio Profissionalizante (Cemps) da Baixada Maranhense reúnem-se de 13 a 14 de agosto no auditório do Liceu Maranhense, em São Luís (MA) para retomar a trajetória e discutir os novos desafios dessa inovadora experiência educacional da Baixada Maranhense. Entre outros especialistas, estão confirmadas a presença de Carlos Artexes Simões, da Coordenação Geral do Ensino Médio do Ministério da Educação, e Maria de Salete Silva, coordenadora do programa Aprender do UNICEF no Brasil. No dia 15 de agosto, os visitantes vão conhecer os Cemps de São Bento, Palmeirândia e São João Batista.

“Percebemos que os Cemps estão se transformando em valiosos pontos de desenvolvimento do território. Precisamos aprofundar essa reflexão e discutir também a importância de cooperação entre os municípios, o governo estadual e o governo federal para termos uma educação profissionalizante de qualidade”, aponta Regina Cabral, uma das coordenadoras da ONG Formação. O evento está sendo promovido pela ONG Formação – Centro de Apoio à Educação Básica, o UNICEF, o Portal da Educação da Baixada Maranhense, os Fóruns da Juventude da Baixada, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Território dos Campos e Lagos Maranhenses.
 
A experiência teve início em 2003, quando o UNICEF começou um trabalho de reconhecimento, diagnóstico e balanço avaliativo da situação da adolescência e da juventude no Estado do Maranhão e identificou, de forma mais profunda, as expectativas dos jovens que habitam os municípios menos desenvolvidos do Estado, para as áreas de educação, trabalho, arte, esporte e cultura.

Com essa pesquisa, verificou-se a contradição entre a beleza das paisagens desses territórios e os cenários de precariedade produzidos pela ausência de políticas públicas, gerando um sentimento de descrença nos adolescentes e jovens em relação às oportunidades de escolarização e qualificação profissional e de desenvolvimento cultural.

A partir da análise desse quadro crítico, o UNICEF financiou a criação coletiva de um projeto educativo inovador, em uma escola de ensino médio, que foi construída, equipada e mantida pela Prefeitura da cidade de São Bento, durante o ano de 2004. Surgiu assim o primeiro Cemp – Centro de Ensino Médio e Profissionalizante, que vem se consolidando como uma instituição escolar de referência para o desenvolvimento profissional de adolescentes e jovens dessa região. Hoje já são sete Cemps em atuação nos municípios de Arari, Matinha, São João Batista, São Vicente Férrer, Palmeirândia, São Bento e Olinda Nova do Maranhão, com grande impacto na vida dos jovens envolvidos.
 
Mais informações para imprensa:
Immaculada Prieto –
Telefone: (98) 8111 7492 –
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children