Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Seminário debate novo modelo de educação para escolas do Semi-árido baiano

Especialistas querem implantação de metodologias pedagógicas e materiais didáticos que respeitem e valorizem a identidade e o contexto das crianças e adolescentes do campo

Salvador, 17 de julho – Nos dias 24 e 25 de julho, Salvador vai receber 200 educadores de organizações da sociedade civil e secretários de educação dos 52 municípios do sertão baiano com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os profissionais vão participar do seminário Educação e Convivência no Campo: avanços e desafios para o Semi-árido baiano, no Instituto Anísio Teixeira (IAT, Estrada da Muriçoca, s/n, Paralela).

O evento é resultado de uma aliança entre o UNICEF, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual da Educação (SEC), e a Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab). Os realizadores buscam contribuir para a construção de uma política de educação no campo, comprometida com o desenvolvimento sustentável do sertão.

“No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 18 anos, chamamos atenção para o direito de cada menina e cada menino de aprender. Estamos contribuindo para a elaboração de uma proposta de educação que respeite e valorize o contexto cultural, ambiental, social, político e econômico dos estudantes do Semi-árido e do campo”, diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF para a Bahia e Sergipe.

“Queremos romper com processos de ensino-aprendizagem historicamente utilizados no Brasil, padronizados e disseminados para todo o País, sem levar em conta os saberes locais, a diversidade, as especificidades e, principalmente, as potencialidades das diferentes regiões”, complementa Lucineide Araújo, membro da secretaria executiva da Resab.

Participam da abertura do evento, no dia 24/7, às 8h30, Jaques Wagner, governador do Estado da Bahia; Ruy Pavan, coordenador do Escritório do UNICEF em Salvador; Adeum Sauer, secretário estadual da Educação; Rovilson Bueno, da secretaria executiva da Resab; Justina Iva, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime); e Astor Pessoa, presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia.

O seminário está inserido no contexto do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, compromisso assumido em julho de 2007 pelos governos federal e dos 11 Estados da região (sendo os nove do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), organizações da sociedade civil e setor privado.

A programação do encontro prevê painéis temáticos e oficinas de trabalho. O Baú de Leitura será uma das experiências de educação contextualizada apresentadas no encontro. Desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e UNICEF, o Baú promove a descoberta do prazer da leitura, a partir de atividades educativas desenvolvidas com livros de histórias infanto-juvenis que retratam o cotidiano do Semi-árido. A iniciativa promove a melhoria da capacidade de compreensão de mundo, expressão oral e escrita dos estudantes, além da participação dos pais e da comunidade nas escolas e em espaços alternativos de aprendizagem.

Mais informações:
Andréia Neri – Assessora de Comunicação do Escritório do UNICEF em Salvador
Telefone: (71) 3183 5700
E-mail: aneri@unicef.org

Sílvia Costa – Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Telefone: (71) 3115 9025

 

 
unite for children