Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Arte-educação fortalece projeto de promoção da cidadania de crianças e adolescentes do litoral sul da Bahia

© Carol Garcia

Salvador, 7 de julho – Adolescentes de todas as tribos do litoral sul da Bahia vão assistir a um espetáculo que aborda conflitos e descobertas experimentadas nesse período da vida. Nesta segunda-feira (7/7), o Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), organização não-governamental sediada em Salvador, apresenta “Quem descobriu o Amor?”, às 14 horas, na Escola Frei Calixto, na comunidade do Baianão, em Porto Seguro. Os atores do Cria, do grupo Tribo do Teatro, voltam a se apresentar no centro cultural da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na terça-feira (8/7), no mesmo horário.

O enredo, construído a partir de vivências do jovem elenco, aborda os conflitos e a falta de diálogo nas casas dos adolescentes; a situação da escola pública; e, principalmente, as mudanças no corpo e a descoberta da afetividade, da sexualidade e do amor. Todas essas descobertas são feitas entre um grupo de amigos, no colégio, e com o auxílio de uma professora que, mesmo enfrentando problemas, consegue apoiar seus alunos. A peça também promove uma reflexão sobre a formação do povo brasileiro, a partir das dúvidas, necessidades, esperanças, desejos e vontades de meninas e meninos que perguntam e querem respostas.

A programação cultural marca a integração do Cria ao projeto Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Tribos Jovens (ITJ), com o apoio da Veracel. A iniciativa promove os direitos da população de até 17 anos de comunidades populares de Porto Seguro e aldeias indígenas de Cabrália. “O Cria vai desenvolver oficinas de arte-educação em Coroa Vermelha, com o objetivo de fortalecer a auto-estima dos adolescentes indígenas para que as meninas e os meninos façam frente às mais diversas formas de violência”, diz Salvador Soler, oficial de projetos do UNICEF.

As ações do projeto incentivam municípios e famílias a redobrar o cuidado e a proteção de crianças de até 6 anos. Além disso, contribuem para o fortalecimento da rede de atenção à infância e à adolescência na região de intenso fluxo turístico.

O trabalho realizado desde 2006 pelo UNICEF, ITJ, Veracel e outros parceiros alcançou importantes resultados, como o desenvolvimento de capacidades de profissionais e entidades do governo e da sociedade civil para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. Outra conquista foi o fortalecimento da articulação entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Seguro, o Conselho Tutelar de Cabrália e a Guarda Indígena de Coroa Vermelha.

Outras informações:
UNICEF – Andréia Neri – Telefone: (71) 9199 0913
ITJ – Francisco Cancela – Telefone: (73) 8802 3938
Cria – Ana Fernanda Souza – Telefone: (71) 9611 0631


QUEM DESCOBRIU O AMOR?

© Carol Garcia

Ficha Técnica
Supervisão: Maria Eugênia Milet
Direção: Andréia Franco
Assistente de Direção: Elienilson Reis
Preparação Corporal: Jedjane Mirtes
Assistente de Preparação Corporal: Nadja Acioly
Preparação Vocal: Djalma Gomes e Rose Silva
Cenário: Márcio Meireles e Ives Quaglia
Figurino: Márcio Meireles e Tribo do Teatro

Elenco – Grupo Tribo do Teatro/Cria
Alfredo Porciúncula
Camila de Jesus
Deise Oliveira
Elcian Gabriel
Eliene Silva
Enice Fonceca
Ingride Soares
Lucio Vinicius Lima
Mario Roma
Mario Vinicius
Renato de Jesus
Tâmara Cabral
Thaiane Vasconcelos
Wallace Lima
Wesley Reis
Yuri Santos

 

 
unite for children