Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Observatório será espaço para compartilhar conhecimentos sobre o Semi-árido

Fortaleza, 2 de julho – A reunião do Grupo de Trabalho do Observatório do Semi-árido foi concluída nesta terça-feira com o desenho do Observatório como uma tecnologia para gestão de conhecimento, compartilhamento de experiências e monitoramento de informações referentes à infância e adolescência da região. Participaram da reunião representantes do UNICEF, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Desenvolvimento Social, Agência Nacional de Águas, Rede Andi Brasil, Universidade Federal do Ceará, Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social do Maranhão e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará.

O Observatório foi criado pelo Comitê Nacional do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, em novembro de 2007, para que a criança e o adolescente em situações mais vulneráveis tenham seus direitos cumpridos, respeitados e protegidos nas políticas públicas e nas iniciativas da sociedade civil.

A idéia é que o Observatório não se limite a ser um site com indicadores. “Não queremos mais um banco de informações na internet”, destacou Manuel Buvinich, Representante Adjunto do UNICEF no Brasil. “Ele será um espaço para compartilhar boas práticas e lições aprendidas na defesa e promoção dos direitos da criança, e também para estimular a participação da sociedade e, principalmente, das crianças e dos adolescentes no controle social”.

Para isso, as instituições e os Estados signatários do Pacto vão contribuir na construção de um instrumento dinâmico, discursivo, moderno e de fácil entendimento, voltado para diversos públicos. A base do Observatório será divulgar as informações do Semi-árido, para que, a partir desse conhecimento, os governos e a sociedade possam atuar de forma mais concreta e eficiente para a melhoria da qualidade de vida de cada criança e adolescente do Semi-árido.

Inicialmente o GT vai coordenar as ações e a implementação do Observatório e, posteriormente, a tecnologia poderá ser reproduzida por cada Estado signatário do Pacto. A Universidade Federal do Ceará colocou sua estrutura oficialmente à disposição para ser a sede do Observatório. Além disso, será criado um site para oferecer as informações e produções sobre a região.

O GT do Observatório vai levantar mais informações sobre cada um dos objetivos. A proposta finalizada será apresentada na próxima reunião do Comitê Nacional do Pacto, prevista para acontecer entre outubro e novembro de 2008.

Mais informações:
Alexandre Magno Amorim: (61) 8166 1636
Ana Márcia Diógenes: (85) 9928 0012

 

 
unite for children