Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Estudantes trocam experiências sobre saúde e prevenção às DST e ao HIV

Brasília, 24 de junho – Estudantes de todo o País estão reunidos hoje e amanhã na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante a III Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas, para trocar informações sobre experiências bem-sucedidas em saúde e prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no ambiente escolar. São esperados cerca 1.000 participantes, entre profissionais de saúde e de educação, estudantes, gestores de saúde e educação, além de integrantes de organizações não-governamentais e universidades. A cobertura em tempo real está acessível no site www.revistaviracao.org.br/spe.

O evento faz parte das atividades do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A iniciativa é dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Nos dois dias da Mostra, serão realizados painéis, conferências, fórum, oficinas, comunicações coordenadas (trabalhos na modalidade oral), atividades culturais e artísticas.

Os temas saúde e prevenção nas escolas serão debatidos a partir da diversidade sexual, das relações de gênero, dos direitos humanos, de raça e de etnia. Saúde sexual e saúde reprodutiva, participação juvenil, populações vulneráveis, crianças e adolescentes vivendo com HIV e aids também serão aspectos abordados na discussão. Além disso, o evento vai enfocar a gestão integrada entre saúde e educação, a institucionalização do SPE, o monitoramento e a avaliação do projeto nas escolas do Brasil.

Projeto nacional – O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi lançado em 84 escolas, em 2003. Mas, desde 1995, os ministérios da Saúde e da Educação reúnem esforços para que os temas saúde sexual e saúde reprodutiva sejam trabalhados nas escolas. A partir de 2004, as estratégias foram expandidas para as 27 Unidades da Federação. As inovações do SPE foram a oferta de preservativos nas escolas, a integração entre escolas e unidades básicas de saúde e a participação da comunidade no processo, sobretudo dos jovens.

Em 2005, o Saúde e Prevenção nas Escolas foi reformulado. Foram incorporadas novas estratégias, como monitoramento das escolas, ampliação de ações para atingir alunos a partir das primeiras séries do ensino fundamental, apoio a Estados e municípios na constituição de grupos gestores intersetoriais, realização de oficinas regionais, apoio a eventos regionais, além de produção, impressão e distribuição de materiais educativos.

Mais informações
Alexandre Magno – Assessor de Comunicação
Telefones: (61) 8166 1636 ou 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

 

 

 

 

III Mostra SPE


unite for children