Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Projeto/Revista Viração promove cobertura jovem da III Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas

Camila Caringe, Agência Jovem de Notícias

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de junho em Florianópolis (SC)

São Paulo, 20 de junho – Direitos sexuais e reprodutivos, prevenção das DST/HIV/aids, relações de gênero, raça e etnia, participação juvenil, viver e conviver com HIV/aids, educação sobre drogas. Esses serão alguns dos temas que nortearão a III Mostra Nacional do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que será realizada dias 24 e 25 de junho, em Florianópolis (SC). Organizada pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, em parceria com UNICEF, Unesco e UNFPA, a Mostra tem como objetivo promover a troca de experiências e informações sobre iniciativas de educação preventiva e de promoção da saúde de adolescentes e jovens, realizadas em todo o País.

A exemplo da edição anterior, realizada em Brasília, em junho de 2007, a III Mostra terá cobertura jornalística em tempo real feita por cerca de 40 adolescentes e jovens. Eles produzirão notícias em diversos formatos (texto, fotos, rádio e vídeo) para o site criado especialmente para hospedar o conteúdo: www.revistaviracao.org.br/spe

Alguns desses jovens participam do curso Agentes de Comunicação, do Consórcio Social da Juventude Aroeira, da capital catarinense; outros atuam como educadores e gestores municipais do SPE em seus Estados. Essa iniciativa é promovida pela Revista Viração em parceria com o UNICEF.

Mídia jovem em debate
A mídia jovem também será um dos temas discutidos na III Mostra. O diretor da Revista Viração, Paulo Lima, e outros especialistas participarão da Conversa Afiada – Estratégias de Comunicação no Trabalho com/para Adolescentes e Jovens, na manhã do dia 25 de junho. "Vamos compartilhar nossa experiência de mais de cinco anos desenvolvendo um projeto social e editorial em que adolescentes e jovens exercem seu direito básico à informação e à comunicação. Vou falar também sobre a experiência da Revista Escuta Soh!, produzida por adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/aids e que conta com a parceria do UNICEF". Durante a III Mostra, Paulo Lima vai coordenar os trabalhos da cobertura jovem.

De acordo com a coordenadora do programa Proteger(-se) do HIV/aids do UNICEF, Daniela Ligièro, este é o momento de consolidação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas e o envolvimento juvenil é fundamental para seu sucesso. “A participação dos jovens é uma preocupação central, desde a concepção, não só na gestão do processo, mas também em cada passo da implantação. E também a cobertura jornalística. É um projeto para jovens e com jovens.”

A III Mostra contará com a participação de aproximadamente 900 pessoas, entre estudantes, profissionais de saúde e educação, gestores da saúde e da educação, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, universidades e demais agentes envolvidos com as temáticas do Programa.

Sobre o Projeto/Revista Viração
Viração é um projeto social de educomunicação sem fins lucrativos, criado em março de 2003. Afiliado à organização não-governamental Associação de Apoio a Meninos e Meninas da Região Sé (AAMM), recebe apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Esse projeto tem como missão promover práticas de comunicação, educação e mobilização entre jovens e adolescentes.

Mais informações:
Paulo Lima
E-mail: paulo@revistaviracao.org.br
Telefone: (11) 9946 6073

 

 

 

 

III Mostra SPE


unite for children