Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Tocantins firma parceria com Unicef para melhoria de indicadores sociais

Aquiles Lins – da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Tocantins

© Humberto Leão/Secom/TO
Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil, e Marcelo Miranda, governador do Tocantins, firmam parceria pelos direitos das crianças e dos adolescentes tocantinenses.

Tocantins, 19 de junho – O Estado do Tocantins comprometeu-se oficialmente a melhorar os indicadores sociais relacionados a crianças e adolescentes, em convênio assinado entre o UNICEF e o governo do Estado, na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, no Palácio Araguaia, em Palmas. A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda, da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, da secretária estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, além de prefeitos de 20 municípios tocantinenses.

Por meio do Termo de Cooperação e do Termo de Compromisso, que compõem a Agenda Criança Amazônia, o governo formaliza o compromisso em continuar desenvolvendo políticas de proteção e promoção das 497 mil crianças e adolescentes do Estado. O Termo de Compromisso foi firmado pelos governadores dos nove Estados que formam a Amazônia Legal, durante o I Fórum de Governadores de da Amazônia Legal, que aconteceu em Belém (PA), em maio.

Em discurso de abertura, o governador falou sobre a importância de proteger as crianças e os adolescentes tocantinenses. “Estamos na entrada da Amazônia Legal e isso é muito importante para nós. Por meio deste termo, somos parceiros do UNICEF, mas temos que ser parceiros das nossas crianças amazônicas, e a história há de verificar os resultados desses nossos gestos”, falou.

Segundo Marie Poirier, a assinatura dos termos é um compromisso importante para a realização e a garantia dos direitos de cada criança e adolescente que vive na Amazônia. “A proposta do UNICEF é mapear as iniciativas e propostas que estão dando certo, para ampliá-las para outras regiões”, disse.

Avanços
A representante do UNICEF falou também sobre os avanços que o Tocantins vem obtendo em alguns indicadores. “Um desses indicadores é a queda na taxa de sub-registro civil. Esse indicador denota se o Estado está preocupado em saber quem são os seus cidadãos, e aqui, no Tocantins, o número diminuiu mais de três vezes em relação à média do Brasil”, revelou.

Além do aumento no registro civil dos habitantes, o Tocantins destaca-se também em relação ao baixo índice de homicídios de crianças e adolescente entre 10 e 19 anos. “No Tocantins, por meio de uma política bem integrada e corajosa, focada nos mais vulneráveis, o governo conseguiu obter a menor taxa da região, com 6,8 homicídios para cada 100 mil habitantes”, relatou Marie-Pierre.

Prefeitos
Durante o encontro, os prefeitos dos 20 municípios presentes puderam saber mais informações sobre a Agenda Criança Amazônia. O objetivo do UNICEF é mobilizar os administradores municipais, por meio de apoio técnico, para que eles promovam políticas de promoção da criança e adolescente, inclusive com alocação de recursos no orçamento municipal.

 

 
unite for children