Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios alagoanos realizam fóruns comunitários para conquista do Selo UNICEF

Palmeira dos Índios, Arapiraca e Quebrangulo recebem visitantes do Panamá e de Brasília

Recife, 18 de maio – Peça teatral da juventude paroquiana sobre a paz, espetáculo Nêga da Costa e cantos das meninas do Baú de Leitura marcaram a abertura e o encerramento, na terça-feira 17 de junho, do Fórum Comunitário de Quebrangulo, município alagoano a 114 km de Maceió. O Fórum Comunitário de Avaliação da Gestão de Políticas Públicas – uma das principais etapas do Projeto Selo UNICEF Município Aprovado – reuniu 70 pessoas, com 26 avaliadores, para analisar conquistas e propor ações para o atendimento de crianças e adolescentes e suas famílias.

O Fórum Comunitário de Quebrangulo contou também com a participação de Márcio Carvalho, assessor de Monitoramento e Avaliação do UNICEF em Brasília, Ana Azevedo, coordenadora do escritório do UNICEF em Recife, Guilermina Martin, oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Panamá, e do professor Elimar Nascimento, da Universidade de Brasília.

Quebrangulo é um dos sete municípios de Alagoas aprovados pelo UNICEF em 2006. Ao lado de outros 30 municípios alagoanos e mais de oitocentos municípios dos outros 10 Estados do Semi-árido brasileiro, Quebrangulo participa da Edição 2008 do Selo UNICEF Município Aprovado. O projeto é uma iniciativa do UNICEF, com apoio da Petrobras e dos governos federal e estaduais.

Os objetivos da visita técnica a Quebrangulo foram conhecer a metodologia do Fórum Comunitário e conversar com o articulador do Selo, prefeito e representantes do Comitê Municipal que mobiliza a cidade para as atividades do Selo. Para conhecer o processo de mobilização do Selo, também foram visitadas as cidades de Palmeira dos Índios e Arapiraca. No dia 16 de junho, em Palmeira dos Índios, o grupo esteve reunido com o Conselho Municipal de Direitos e o Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário e obteve informações sobre parcerias, formas de atendimento às demandas dos municípios alagoanos e organização do Fórum Comunitário. Em Arapiraca, com o mesmo objetivo, foi realizada uma roda de conversa com a articuladora do Selo Adjinan Silva e um representante do comitê Pró-Selo.

A Avaliação da Gestão é um dos três eixos do Projeto Selo UNICEF. Os outros dois são Impacto e Participação Social. Para o Fórum Comunitário, os municípios convidam 45 representantes da sociedade civil e a reunião ocorre com pelo menos 21 pessoas. Nos 11 Estados, cerca de 30 mil pessoas estão sendo mobilizadas para os fóruns. Neles, representantes da comunidade expressam sua opinião sobre como os direitos de crianças e adolescentes são atendidos em cada município. Os fóruns vêm sendo realizados desde o mês de maio e prosseguem até fim de junho nos nove Estados do Nordeste e em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo – que formam o Semi-árido brasileiro.

O Selo UNICEF é um dos instrumentos utilizados pelo Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido para estimular a mudança dos indicadores sociais que medem a qualidade de vida da infância e da adolescência.

Mais informações:
Ana Azevedo, coordenadora do escritório do UNICEF em Recife
Telefones: (81) 3059 5700 e 9929 1114
E-mail: amazevedo@unicef.org

 

 
unite for children