Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Comitê Estadual para a Criança e o Adolescente do Semi-árido Mineiro toma posse

Belo Horizonte, 9 de junho – Tomam posse hoje, às 11 horas, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, os membros do Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semi-árido Mineiro. Seus integrantes são representantes de oito Secretarias de Estado, do UNICEF, de organizações da sociedade civil, associações de municípios da região, Federação das Indústrias, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Unimontes, além de dois adolescentes que vivem no Semi-árido.

Com o objetivo de articular políticas públicas e mobilizar os municípios para o comprimento de metas que visam a melhorar as condições de vida de meninos e meninas da região, o Comitê é um dos resultados do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido. O Pacto foi firmado em 2004 e reforçado em 2007 pelo governo federal, governos dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo, organizações da sociedade civil, empresas e o UNICEF. O acordo representa um compromisso conjunto pelo desenvolvimento da região Semi-árida do Brasil.

Criado por um decreto do Governo do Estado em 2005, o Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semi-árido Mineiro foi reformulado em 2008 para incluir a participação da sociedade civil e de adolescentes. Mesmo antes da posse, membros do grupo vêm-se reunindo regularmente desde dezembro de 2007 para buscar articulações entre as ações que já são desenvolvidas na região, monitorar dados sobre a situação da infância, planejar estratégias que possam dar mais visibilidade ao Semi-árido e mobilizar a sociedade mineira para que contribua com seu desenvolvimento.

“A posse oficial do Comitê legitima e valoriza o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Semi-árido e amplia o compromisso e o entusiasmo dos integrantes para o cumprimento de sua missão”, acredita Anna Penido, coordenadora do escritório do UNICEF para o Estado de Minas Gerais.

O desafio do Comitê é contribuir para a formulação de políticas públicas, programas e parcerias que ajudem a melhorar os indicadores nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes que vivem nos 85 municípios do Semi-árido, localizados na região Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Mais informações:
Oficina de Imagens
Eliziane Lara ou Larissa Veloso
Telefones: (31) 3482 0217 ou 8428 9723 ou 9614 5454

 

 
unite for children