Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e governadores assinam compromisso pelas crianças e adolescentes da Amazônia

Belém, 29 de maio – O UNICEF e os governadores dos Estados da Amazônia Legal Brasileira assinam nesta sexta-feira (30), em Belém (PA), a Agenda Criança Amazônia. A Agenda é um compromisso para construção de um plano de ação para integração, articulação e cooperação voltadas para garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente da região. A assinatura acontece durante o I Fórum de Governadores da Amazônia Legal, reunião inédita que tem o propósito de construir uma agenda política comum em torno das questões relativas à Amazônia Brasileira e suas populações.

A partir da assinatura da Agenda, os governadores assumem o compromisso de dar prioridade aos mais de 9 milhões de crianças e adolescentes que vivem nos nove Estados da Amazônia Legal. Dessa maneira, busca-se assegurar a cada um deles o direito a sobreviver e se desenvolver, a aprender, a proteger-se do HIV e aids, a crescer sem violência, a ser prioridade nas políticas públicas, a participar das decisões que afetam sua vida, sua família e sua comunidade, e a ser respeitado e valorizado em sua identidade étnica, num ambiente protegido e sustentável.

O evento acontece a partir das 9h no Centro de Convenções Hangar, em Belém. Estarão presentes governadores e representantes de governos dos Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), além da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Agenda Criança Amazônia
A Agenda Criança Amazônia é uma referência para reforçar e articular governos, sociedade civil, setor privado e UNICEF em prol da criança na Amazônia Legal. A mobilização já vem sendo desenvolvida em 77 municípios dos Estados do Amazonas, Maranhão e Pará, onde está sendo construída a metodologia, que unirá diferentes atores locais, em torno da universalização das políticas públicas, com qualidade e com inclusão, voltadas para a melhoria das condições de vida de todas as crianças e todos os adolescentes.

A Agenda tem por objetivo central reduzir as disparidades e tornar as metas dos Objetivos e da Declaração de Desenvolvimento do Milênio realidade para cada criança e cada adolescente da Amazônia Legal. Para isso, compreende a realização de ações que procuram identificar como estão os marcos de direitos na região; criar dinâmicas de troca de experiências e informações; e apoiar municípios na realização de uma agenda de políticas públicas para promoção e garantia de direitos com e para toda criança e todo adolescente.

Serviço
O quê: Assinatura da Agenda Criança Amazônia
Quem: Representante do UNICEF no Brasil e governadores dos nove Estados da região
Quando: Dia 30 de maio de 2008, a partir das 9h, durante I Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Onde: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, Pará

Mais informações:
Ida Pietricovsky Oliveira – Assessora de Comunicação do Escritório do UNICEF em Belém
Telefone: (91) 3073 5700 ou 8128 9022
E-mail: ipoliveira@unicef.org

Pedro Ivo Alcantara - Assessoria de Comunicação do UNICEF em Brasília
Telefone: (61) 3035 1983
E-mail: pialcantara@unicef.org

 

 

 

 

Discurso

Leia o discurso da Representante do UNICEF no Brasil, Sra. Marie-Pierre Poirier, no Fórum de Governadores da Amazônia [PDF].

Agenda Criança Amazônia

Conheça o compromisso assumido entre o UNICEF e os nove governadores dos Estados da Amazônia Legal Brasileira [PDF].

A infância na Amazônia Legal Brasileira

Confira alguns indicadores sobre a Amazônia Legal e a situação de crianças e adolescentes na região [arquivo PDF].
unite for children