Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Abertas as inscrições para o Prêmio SocioEducando – 3ª edição

Experiências pioneiras e bem-sucedidas deverão inspirar o atendimento socioeducativo no país

Brasília, 27 de maio – Premiar e dar visibilidade a experiências pioneiras e promissoras de execução de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei é o objetivo do Prêmio SocioEducando – 3ª edição, que está com as inscrições abertas de 27 de maio a 25 de julho de 2008.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud/Brasil), a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Poderão inscrever-se profissionais e instituições que atuam na área, em cinco diferentes categorias: acesso à Justiça, execução de medidas em meio aberto, execução de medidas em meio fechado, municipalização do atendimento socioeducativo e produção de conhecimento. A categoria “produção de conhecimento” está aberta para projetos acadêmicos e visa a incluir pessoas físicas.

As inscrições serão feitas pela internet, no site www.socioeducando.org.br. Os interessados deverão preencher uma ficha com a categoria em que o projeto, programa ou pesquisa se enquadra. Efetuada essa primeira parte da inscrição, será apresentado um roteiro com informações específicas que deverão ser enviadas, por correio, à Comissão Organizadora do Prêmio.

O Conselho Consultivo do Prêmio selecionará os 15 finalistas que receberão visitas da Comissão Técnica, formada por especialistas, a fim de conferir credibilidade e transparência à decisão final. A Comissão Julgadora vai avaliar os relatórios das visitas técnicas e decidir quem serão os ganhadores e as possíveis menções honrosas.

Os vencedores terão a oportunidade de viajar em uma comitiva para conhecer um sistema socioeducativo modelo de outro país (a ser ainda definido). As instituições primeiras colocadas vão ganhar três computadores e, no caso de pessoas físicas na categoria “produção de conhecimento”, será dado um computador para cada inscrito.

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília (DF), em outubro de 2008, e contará com a presença de autoridades na área dos direitos humanos e da infância e juventude. Ao final da viagem ao exterior, será publicado um livro contendo todas as experiências premiadas nesta terceira edição, a ser distribuído em todo o Brasil.

Contexto do Prêmio
Neste ano, são celebrados os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. É nesse cenário que se insere o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase, 2006), marco regulador que traça parâmetros para a execução das medidas socioeducativas em nosso país.

A 3ª edição do Prêmio SocioEducando vai mapear e dar visibilidade a práticas promissoras e bem-sucedidas de socioeducação. Assim, outros profissionais e instituições que trabalham com adolescentes em conflito com a lei poderão reproduzir experiências positivas por todo o país. Deste modo, a implementação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente será garantida.

Mais informações: 0800 704 88 81 ou www.socioeducando.org.br

 

 
unite for children