Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Crianças e adolescentes fazem propostas em 11 áreas, para que São Paulo seja uma cidade melhor

© UNICEF/BRZ/Stefan Hess

São Paulo, 14 de maio – Ampliação das ciclovias, para ajudar a reduzir a poluição da cidade, aumentar a segurança dos ciclistas e desafogar o trânsito. Criação de espaços em que os moradores possam se reunir para estudar a cidade, elaborar projetos em parceria com o poder público, acompanhar e fiscalizar ações da prefeitura e a forma como o dinheiro público é utilizado. Maior participação das famílias na gestão escolar e expansão de atividades complementares à escola, para que ela seja um espaço mais prazeroso, que promova a integração com a comunidade e ajude na formação integral de seus alunos.

Essas são algumas das propostas feitas por meninos e meninas de cerca de 80 escolas e organizações não-governamentais para que São Paulo seja uma cidade melhor e respeite seus direitos. Elas serão apresentadas pelos próprios adolescentes a partir de amanhã, em mesas de debates com adultos de todo o município, durante o I Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável. Organizado pelo Movimento Nossa São Paulo, o evento acontece de 15 a 18 de maio, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141).

As propostas das crianças e dos adolescentes são fruto da parceria entre o UNICEF, o Movimento Nossa São Paulo e o Projeto/Revista Viração. Durante todo o mês de abril, o UNICEF e a Viração mobilizaram escolas e organizações não-governamentais para que refletissem sobre a cidade e apresentassem suas propostas, por meio de desenhos e textos.

"Esse processo veio reforçar nossa convicção de que as crianças e os adolescentes estão prontos para participar, querem opinar e têm sugestões muito concretas sobre o que pode ser feito pela melhoria da cidade", afirma a coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo, Anna Penido. "Agora, queremos ampliar o trabalho para dar oportunidade não só a outros meninos e meninas de dizer o que pensam como também aos adultos de ouvir as vozes das crianças, um exercício que uma cidade como São Paulo, com sua vocação empresarial, não está acostumada a fazer", complementa.

Além de retornarem às escolas e ONGs participantes, as propostas das crianças e dos adolescentes serão utilizadas na mobilização dos candidatos a prefeito para que as incluam em suas plataformas de campanha e governo.

Cobertura adolescente – Além de propostas para transformar a cidade de São Paulo, cerca de 40 crianças e adolescentes farão reportagens e entrevistas sobre o I Fórum Nossa São Paulo. Eles entrarão no ritmo de uma redação para produzir e divulgar notícias em tempo real, em vídeos, fotos, reportagens e inserções para rádio. Eles querem conhecer as propostas dos grupos de trabalho, de onde vêm os participantes do encontro, quais suas histórias, o que está acontecendo em outras cidades do Brasil e do mundo.

Esses jovens comunicadores participam de programas de instituições como Projeto Quixote, Batukando a Vida, Fundação Gol de Letra, Aprendiz Comgás, Escola Lumiar, Projeto Asa- Pensarte, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Colégio Emilie de Villeneuve. Também estão incluídos os Virajovens, responsáveis por todo conteúdo da Revista Viração, e estudantes que participam do Projeto Educom, da Secretaria Municipal de Educação.
 
Acompanhe a cobertura pelo site:  http://www.revistaviracao.org.br/nossasaopaulo.

Mais informações:
UNICEF: Adriana Alvarenga – (11) 5904 6681 – aalvarenga@unicef.org
Viração: Maria Fernanda ou Gisella: (11) 3567 8687

 

 

 

 

Cobertura adolescente


unite for children